Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Automação

Marketplaces garantem mais vendas na Black Friday ao adotar o padrão de identificação de produtos

O GTIN/EAN melhora a visibilidade dos produtos nos buscadores e eleva a confiança e satisfação dos consumidores

Redação de Redação
26 de setembro de 2024
no Automação, Black Friday, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Marketplaces garantem mais vendas na Black Friday ao adotar o padrão de identificação de produtos

Há detalhes que fazem a diferença na hora do venda e o uso de um padrão de identificação de produtos é um desses exemplos. Apesar do nome pouco comum no dia a dia do varejo, o GTIN/EAN, que significa número global de item comercial, melhora a visibilidade dos produtos nos buscadores, além de elevar a confiança e satisfação dos consumidores. E a Black Friday é uma oportunidade estratégica para o comércio eletrônico e os marketplaces se destacarem com ferramentas eficazes e se diferenciarem dos falsificadores.

O GTIN é um identificador único que permite classificar os produtos com precisão para facilitar a indexação em mecanismos de busca na internet e os próprios sistemas internos das plataformas. Produtos identificados têm maior chance de aparecer nas primeiras posições dos resultados de busca, pois o código otimiza a leitura dos dados pelos algoritmos e organiza o catálogo de forma eficiente.

Para Ricardo Aranha, coordenador de negócios da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, “o uso do GTIN é essencial para melhorar a visibilidade dos produtos”. “Além de identificar cada item de forma exclusiva, o GTIN contribui para a segurança das transações ao evitar a comercialização de produtos falsificados. Esse nível de controle oferece uma experiência de compra mais segura e fortalece a credibilidade do marketplace”, assegura.

Em um cenário de grande oferta e pressão por preços baixos, como na Black Friday, a presença de produtos falsificados pode prejudicar a reputação de um marketplace. A adoção do GTIN garante a autenticidade dos itens e reduz os riscos de fraude, com consequente aumento da satisfação do cliente.

Gestão do estoque e redução de erros

Além dos benefícios em termos de visibilidade e segurança, o GTIN também traz ganhos operacionais como melhor gestão de estoque e redução de erros nas descrições dos produtos. Esses fatores impactam diretamente o desempenho das plataformas, e também permitem que os consumidores encontrem produtos de forma rápida e confiável.

Buscadores como Google e Google Shopping ou nos gigantes dos marketplaces como eBay e Amazon, a rapidez e a precisão na seleção das ofertas dependem diretamente da qualidade dos dados cadastrados na plataforma da GS1, gestora do GTIN/EAN.

“Com o código, os marketplaces não apenas garantem maior exposição dos produtos nos meses que antecedem a Black Friday, mas também fortalecem a confiança, aumentam a qualidade da experiência dos consumidores e elevam o potencial de vendas, além de criar fidelidade para futuras compras”, finaliza Aranha.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Basf planeja possível IPO para unidade de soluções agrícolas

Próxima Postagem

Ubisoft reduz guidance para reservas líquidas e anuncia atraso no lançamento de jogo

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Ubisoft reduz guidance para reservas líquidas e anuncia atraso no lançamento de jogo

Ubisoft reduz guidance para reservas líquidas e anuncia atraso no lançamento de jogo

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile