Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Automação

Marketplaces garantem mais vendas na Black Friday ao adotar o padrão de identificação de produtos

O GTIN/EAN melhora a visibilidade dos produtos nos buscadores e eleva a confiança e satisfação dos consumidores

Redação de Redação
26 de setembro de 2024
no Automação, Black Friday, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Marketplaces garantem mais vendas na Black Friday ao adotar o padrão de identificação de produtos

Há detalhes que fazem a diferença na hora do venda e o uso de um padrão de identificação de produtos é um desses exemplos. Apesar do nome pouco comum no dia a dia do varejo, o GTIN/EAN, que significa número global de item comercial, melhora a visibilidade dos produtos nos buscadores, além de elevar a confiança e satisfação dos consumidores. E a Black Friday é uma oportunidade estratégica para o comércio eletrônico e os marketplaces se destacarem com ferramentas eficazes e se diferenciarem dos falsificadores.

O GTIN é um identificador único que permite classificar os produtos com precisão para facilitar a indexação em mecanismos de busca na internet e os próprios sistemas internos das plataformas. Produtos identificados têm maior chance de aparecer nas primeiras posições dos resultados de busca, pois o código otimiza a leitura dos dados pelos algoritmos e organiza o catálogo de forma eficiente.

Para Ricardo Aranha, coordenador de negócios da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, “o uso do GTIN é essencial para melhorar a visibilidade dos produtos”. “Além de identificar cada item de forma exclusiva, o GTIN contribui para a segurança das transações ao evitar a comercialização de produtos falsificados. Esse nível de controle oferece uma experiência de compra mais segura e fortalece a credibilidade do marketplace”, assegura.

Em um cenário de grande oferta e pressão por preços baixos, como na Black Friday, a presença de produtos falsificados pode prejudicar a reputação de um marketplace. A adoção do GTIN garante a autenticidade dos itens e reduz os riscos de fraude, com consequente aumento da satisfação do cliente.

Gestão do estoque e redução de erros

Além dos benefícios em termos de visibilidade e segurança, o GTIN também traz ganhos operacionais como melhor gestão de estoque e redução de erros nas descrições dos produtos. Esses fatores impactam diretamente o desempenho das plataformas, e também permitem que os consumidores encontrem produtos de forma rápida e confiável.

Buscadores como Google e Google Shopping ou nos gigantes dos marketplaces como eBay e Amazon, a rapidez e a precisão na seleção das ofertas dependem diretamente da qualidade dos dados cadastrados na plataforma da GS1, gestora do GTIN/EAN.

“Com o código, os marketplaces não apenas garantem maior exposição dos produtos nos meses que antecedem a Black Friday, mas também fortalecem a confiança, aumentam a qualidade da experiência dos consumidores e elevam o potencial de vendas, além de criar fidelidade para futuras compras”, finaliza Aranha.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Basf planeja possível IPO para unidade de soluções agrícolas

Próxima Postagem

Ubisoft reduz guidance para reservas líquidas e anuncia atraso no lançamento de jogo

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Ubisoft reduz guidance para reservas líquidas e anuncia atraso no lançamento de jogo

Ubisoft reduz guidance para reservas líquidas e anuncia atraso no lançamento de jogo

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.