Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Consumo

Seis em cada dez consumidores dizem que os gastos com alimentação são os mais pesados

Mosaiclab revela que 21% dos brasileiros tem dificuldades com contas como cartões de crédito e financiamentos

Redação de Redação
18 de setembro de 2024
no Consumo, Economia, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
Seis em cada dez consumidores dizem que os gastos com alimentação são os mais pesados

Seis em cada dez consumidores afirmam que os gastos com alimentação são os mais pesados do orçamento. Os dados são do estudo “Consumidor do Amanhã 2024”, realizado pela Mosaiclab e divulgado durante o Latam Retail Show, que começou no último dia 17 e segue até o dia 19. A Mercado&Consumo fará a cobertura completa do evento.

A pesquisa, conduzida com 2 mil brasileiros acima de 18 anos, das classes ABCD, mostra que, além da alimentação, contas de luz (50%) e água (34%) também são as despesas mais pesadas para o bolso.

“O cenário econômico atual tem um peso significativo nas decisões de consumo dos brasileiros. Com a inflação pressionando os preços de itens essenciais, como alimentos e energia, e o aumento das dívidas e taxas de juros, os consumidores estão mais focados em manter o básico”, ressalta Karen Cavalcanti, sócia-diretora da Mosaiclab.

As pressões econômicas afetam todas as classes sociais, limitando a capacidade de consumo em outras áreas. Gastos com saúde têm um impacto mais significativo no orçamento das famílias de classes mais altas, sendo 44% na classe A e 35% na classe B, comparado a 33% da média geral.

O acúmulo de dívidas também contribui para maiores gastos: cerca de 21% dos respondentes dizem ter dificuldades com faturas de cartões de crédito e financiamentos, que se tornam impagáveis, agravadas pelas altas taxas de juros (18%).

“Mesmo nas classes mais altas, o impacto dos custos com saúde é evidente. O que vemos é uma busca por sobrevivência financeira, onde o consumo de produtos e serviços mais supérfluos fica em segundo plano”, ressalta Karen.

Crescimento dos marketplaces e aplicativos de delivery

O levantamento da Mosaiclab aponta que marketplaces e aplicativos de entrega estão em expansão, tornando-se os canais de compra mais desejados pelos brasileiros. A pesquisa revela que aplicativos como iFood e Rappi são usados por 43% dos consumidores, refletindo a crescente demanda por conveniência e agilidade nas compras.

Quatro em cada dez entrevistados acreditam que esses aplicativos continuarão presentes no futuro, destacando a importância da praticidade e da rapidez na experiência de compra.

Atacarejo

Em relação ao atacarejo, o estudo destaca que esse segmento também está em pleno crescimento, tornando-se uma opção de compra cada vez mais popular entre os brasileiros. Atualmente, 51% dos consumidores utilizam esse canal, e 40% acreditam que ele estará ainda mais presente nos próximos cinco anos.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Varejo destaca a necessidade de incluir líderes do marketing para o crescimento do retail media

Próxima Postagem

Tupperware entra com pedido de recuperação judicial nos EUA

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Tupperware entra com pedido de recuperação judicial nos EUA

Tupperware entra com pedido de recuperação judicial nos EUA

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.