Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Tecnologia

Maioria dos profissionais de CX já utiliza Inteligência Artificial no trabalho

Estudo também mostra que uso da tecnologia é capaz de economizar até 20 dias úteis de trabalho para agentes de suporte

Redação de Redação
12 de setembro de 2024
no Notícias, Tecnologia
Tempo de leitura: 2 minutos
Maioria dos profissionais de CX já utiliza Inteligência Artificial no trabalho
[the_ad id="169690"]

Uma pesquisa global da Freshworks, companhia de gerenciamento empresarial impulsionados por Inteligência Artificial, revelou que a maioria dos profissionais de atendimento ao cliente no mundo já utilizam IA no trabalho.

[the_ad id="138406"]

De acordo com o levantamento, 64% dos profissionais de CX usam ferramentas aprimoradas por Inteligência Artificial ao menos uma vez por mês, e 57% ao menos uma vez por semana. Mas o setor ainda tem muito o que melhorar em relação à adoção da tecnologia na rotina profissional. Departamentos como TI (89% usam IA ao menos uma vez por mês), Marketing (86%), RH (77%) e Vendas (74%) aparecem na frente.

O estudo ouviu mais de 7.000 profissionais, tomadores de decisão e gestores seniores de 12 países diferentes, incluindo 1.500 pessoas do Brasil, México e Colômbia de diferentes setores corporativos. O relatório explora os sentimentos, a utilização e o valor percebido quanto às ferramentas de Inteligência Artificial no local de trabalho.

[the_ad id="99067"]

Escrever ficou mais fácil

Segundo dados da pesquisa da Freshworks, as principais tarefas desempenhadas pelos profissionais de CX com o auxílio de ferramentas de IA são análise de texto (38%), criação de conteúdo (37%) e análise de dados (35%).

Já os motivos mais mencionados para adotar a tecnologia no trabalho de atendimento são aumento da qualidade do trabalho (59%) e aumento de produtividade (50%).

Por outro lado, a pesquisa revela que há ainda muita desconfiança por parte dos agentes de CX em relação à Inteligência Artificial, já que 48% dos profissionais acreditam que falta segurança e 41% dizem que a tecnologia possui grande imprevisibilidade

Uso de IA em CX economiza até 20 dias úteis

Os profissionais de CX entrevistados indicam que o uso de Inteligência Artificial em suas rotinas de trabalho foi capaz de economizar 3 horas e 18 minutos por semana graças à simplificação e automatização de processos repetitivos. A partir dessa estimativa, é possível calcular que o uso de IA em CX pode economizar até 20 dias úteis em um ano, levando em consideração a jornada de 8 horas/dia útil.

IA substituirá o trabalho humano no atendimento?

Com o rápido avanço da Inteligência Artificial, criou-se a ideia de que ela substituiria a força humana. Porém a realidade mostra que a tecnologia está muito mais próxima de ser uma ferramenta complementar, do que substituta, simplificando tarefas repetitivas e complexas. Para 66% dos profissionais de CX a IA nunca será capaz de substituir completamente os trabalhadores humanos.

Ainda segundo a pesquisa, 30% acreditam que hoje é necessário possuir algum tipo de experiência em Inteligência Artificial para ser contratado no setor de atendimento ao cliente. Já de acordo com 39% dos profissionais de CX, não existem planos de suas empresas para implementação de IA em seus departamentos de suporte.

Para conferir o relatório completo, acesse aqui.

Com informações de Mercado&Tech
Imagem: Shutterstock

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Consumidores esperam mais collabs e benefícios das marcas na Black Friday deste ano

Próxima Postagem

Vendas no varejo crescem 4,4% em julho, em relação a 2023

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Vendas no varejo crescem 4,4% em julho, em relação a 2023 Puxado pelos segmentos de duráveis e semiduráveis, o volume de vendas do comércio varejista avançou 4,4% em julho, na comparação com o mês anterior, segundo dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) divulgados dpelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quinta-feira, 12. Essa é a 14ª alta consecutiva neste tipo de comparação. Em relação ao mês de junho, a alta foi de 0,6%, com acumulado de 5,1% em de 2024 e de 3,7% em 12 meses. “Esse é um resultado bastante forte, em função de uma base comparação mais fraca, em julho de 2023, e do início de uma melhoria do cenário econômico. Inclusive, esse cenário já se refletiu nos balanços divulgados pelas empresas do segmento no segundo semestre”, afirma Eduardo Yamashita, COO da Gouvêa Ecosystem. Na comparação anual, seis das oito atividades pesquisadas apresentaram alta: artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (16%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (10,6%), móveis e eletrodomésticos (8,1%), tecidos, vestuário e calçados (5,2%), hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (3%) e equipamentos e material para escritório informática e comunicação (0,3%). Dois segmentos tiveram queda em julho, em relação ao mesmo período de 2023: livros, jornais, revistas e papelaria (-5%) e combustíveis e lubrificantes (-4,3%). “Quem está puxando no ano contra ano são os segmentos de semiduráveis, como moda e calçados, e o de duráveis, como eletrodomésticos”, destaca Yamashita. Já a receita nominal do varejo, sem descontar a inflação do período, cresceu 0,9% na comparação com o mês anterior; 9,2% em relação a julho de 2023, 8,4% no acumulado do ano e 6,5% no acumulado de 12 meses. Varejo ampliado O varejo ampliado, que também inclui materiais de construção e venda de veículos e autopeças, cresceu 7,2%%, em relação ao mesmo período de 2023; 0,1%, na comparação com junho; 4,7% no acumulado do ano e 3,8% no acumulado de 12 meses. O segmento de veículos, motos, partes e peças se destacou na comparação anual, com alta de 20,3%; seguido por material de construção, com 11%; e atacado produto alimentício, bebidas e fumo, com 0,6%. Possível alta nos juros Para o economista André Perfeito, apesar de os dados refletirem o bom momento da economia, provavelmente, parte do mercado irá ler esse número como mais uma evidência que se faz necessária alguma alta de juros na reunião da semana que vem do Copom. “Apesar de continuar vendo nessa alta um equívoco, projetamos uma alta de 25 pontos na Selic seguida por mais uma alta de 50 em novembro e uma alta final de 25 em dezembro. Dessa forma a taxa básica vai a 11,50 ao final do ciclo”, afirma.

Vendas no varejo crescem 4,4% em julho, em relação a 2023

[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.