Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Foodservice

Madero consegue pagar dívida bancária e planeja expansão em 2025

A rede de restaurante encerrou junho com 275 lojas, incluindo 96 da própria marca Madero, 88 do modelo contêiner, e 81 da Jeronimo

Redação de Redação
6 de agosto de 2024
no Foodservice, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
Rede de restaurantes Madero engrossa fila de IPOs cancelados na B3
[the_ad id="169690"]

A rede de restaurantes Madero, famosa pelos hambúrgueres, conseguiu pagar suas dívidas bancárias e reduzir o endividamento em 24%, encerrando junho com dívida líquida de em R$ 668,8 milhões. Com a melhora, o grupo já planeja retomar a expansão da rede em 2025, mas em ritmo menor do que tentou no passado.

[the_ad id="138406"]

O grupo teve lucro líquido de R$ 44 milhões no primeiro trimestre, revertendo prejuízo de R$ 28 milhões no mesmo período de 2023. A receita líquida ficou em R$ 497 milhões no segundo trimestre, aumento de 20,9% em 12 meses. O Ebitda Ajustado, que mede o lucro antes dos impostos, juros e amortizações, foi de R$ 152 milhões.

Para conseguir melhorar a dívida, que tem sido um problema para o grupo desde a pandemia, o Madero emitiu no mês passado R$ 500 milhões em notas comerciais. Comprados por cinco bancos – BTG Pactual, Santander, UBS BB, Bradesco e Itaú – os papéis têm prazo de cinco anos.

Com esses recursos, o Madero fez o pagamento antecipado de toda a dívida bancária da companhia, que em 30 de junho somava R$ 423,2 milhões, e usou o restante para reforço de caixa.

Na emissão, conseguiu reduzir a taxa de juros que pagava, da variação do CDI mais 6,5% para CDI mais 3,85% inicialmente, com redução progressiva até a variação do indicador mais 2,75% a partir de abril de 2025. Já o prazo subiu de 2,4 anos para 3,2 anos. “Chegamos para os bancos e falamos que nosso juro era muito alto e eles concordaram conosco”, disse o diretor financeiro da empresa, Ariel Szwarc. As conversas com os bancos foram coordenadas pelo BTG.

A alavancagem do grupo, medida pela relação entre dívida líquida e o Ebitda, que chegou a superar 15 vezes em 2020, caiu para 1,31 vez ao final de junho. “O índice de endividamento está nitidamente despencando”, afirmou Szwarc.

Freio na expansão

A piora das dívidas do Madero veio de um plano agressivo de abertura de lojas, afetado pela pandemia. Com isso, o grupo reduziu investimentos. “Tomamos muitas ações para segurar a expansão porque queríamos priorizar segurar a dívida.” Com isso, começou a gerar caixa, dinheiro que está sendo usado para pagar os juros das dívidas.

A rede de restaurante encerrou junho com 275 lojas, incluindo 96 da própria marca Madero, 88 do modelo contêiner, comuns em rodovias e grandes avenidas, e 81 da marca Jeronimo, de comida mais rápida.

Szwarc afirma que a companhia deve retomar a abertura de lojas entre o segundo e o terceiro trimestres de 2025. Para ele, é importante manter os resultados financeiros equilibrados por mais alguns trimestres para ter segurança de financiar a expansão, mais moderada, com caixa próprio. Antes da pandemia, a empresa chegava a abrir mais de 40 lojas por ano. “Provavelmente vamos um pouco mais devagar”, disse o diretor.

O fundador e CEO da rede, Junior Durski, disse que no processo de buscar a saúde financeira da empresa teve de redirecionar sua energia, que antes vinha da expansão, para a eficiência operacional. “No começo do ano passado, 21 lojas tinham margens não satisfatórias, muito baixas. Trabalhamos muito na solução disso e hoje não temos nenhum resultado com margem insatisfatória. Todos os 275 são muito bons”, disse.

Durski explica que este processo se deu na gestão de bandeiras, mudando alguns pontos de venda de uma marca para outra; e analisando dados específicos, como o índice mais alto que o desejado de troca de profissionais (“turnover”), que foi baixado para os patamares históricos.

Abertura de capital

Sobre a abertura de capital (IPO, na sigla em inglês), que já tentou em 2021, o Madero afirma estar pronto agora, e já tem registro de empresa aberta. Mas Junior Durski disse que não quer fazer um IPO a qualquer preço e a rede vai esperar o momento certo. “Desejamos muito fazer um IPO, mas não precisamos fazer um IPO”, disse o fundador.

Com informações de Estadão Conteúdo
Imagem: Shutterstock

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Sergio Leite, da Usiminas, assume presidência do Conselho Diretor do Instituto Aço Brasil

Próxima Postagem

MRV lança conjunto de 1 mil apartamentos ao lado de estádio do Corinthians

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
MRV

MRV lança conjunto de 1 mil apartamentos ao lado de estádio do Corinthians

[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.