Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

Para CNI, acordo entre Mercosul e União Europeia pode mitigar desigualdades entre regiões

A fala de Alban foi um recado ao presidente da França, Emmanuel Macron, grande opositor do acordo e presente no evento

Redação de Redação
28 de março de 2024
no Economia, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
Mercosul

O acordo entre Mercosul e União Europeia é uma das ferramentas que podem mitigar as desigualdades entre as duas regiões, disse nesta quarta-feira, 27, na abertura do 8º Fórum Econômico Brasil-França – A Transição para a Economia Verde, que acontece na sede da Fiesp, em São Paulo, o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban.

A fala de Alban foi um recado ao presidente da França, Emmanuel Macron, grande opositor do acordo e presente ao evento, ao lado do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

“Outro instrumento que pode fortalecer as nossas relações é o Acordo Mercosul-União Europeia. Reconhecemos alguns desafios que tanto o Brasil quanto a França enfrentam em relação ao tratado. Entretanto, estamos confiantes de que, a longo prazo, os benefícios da integração das duas regiões vão superar as adversidades iniciais, proporcionando expressivos ganhos para Brasil e França e para os demais signatários do acordo”, disse Alban, ao conclamar empresários brasileiros e franceses que atuam no Brasil a se tornarem embaixadores em defesa do acordo.

Para ele, com o acordo entre Mercosul e União, os dois países terão melhores condições para construir uma agenda conjunta que dê respostas adequadas à descarbonização da economia, à transformação e à regulação digital e a outros desafios contemporâneos.

“É com espírito de colaboração e visão de futuro que devemos seguir trabalhando para acelerar o desenvolvimento econômico e social sustentável e para revitalizar a integração e a cooperação científica e tecnológica nos nossos países e regiões”, reiterou o presidente da CNI.

Ao se referir às relações entre Brasil e França, Alban disse o Brasil é o principal mercado para os investimentos dos franceses em países emergentes.

“Atualmente, a França é o 5º investidor direto no Brasil e tem mais de 1.150 subsidiárias de empresas estabelecidas no país, que empregam 520 mil pessoas e faturam 61 bilhões de euros por ano. A dinâmica das nossas relações econômicas se baseia tanto no comércio quanto no investimento. Para as empresas francesas, o Brasil pode ser muito mais do que um simples mercado. Pode ser parte da estratégia de desenvolvimento global dos negócios”, disse o executivo.

Balança Comercial

Para ele, há espaço para se equilibrar a balança comercial já que a França é o nono maior fornecedor do Brasil. Em contrapartida, o Brasil ocupa o 36º lugar na lista dos países que exportam para a França.

Em 2023, disse Alban, a indústria de transformação foi responsável por 72% das nossas vendas para os franceses.

Entre os principais produtos brasileiros embarcados para aquele país estão alimentos industrializados, combustíveis minerais e café. Embora a pauta exportadora seja relativamente diversificada, a participação dos produtos nacionais no mercado francês é de apenas 0,5%.

Nos últimos cinco anos, as vendas do Brasil para a França cresceram 12% e alcançaram US$ 2,9 bilhões em 2023″, pontuou o presidente da CNI.

Ainda, segundo Alban, o acelerado processo de desindustrialização que o Brasil vem enfrentando, associado a uma pauta exportadora concentrada no setor primário, dificultou o crescimento econômico e a inserção do país no cenário internacional.

Com informações de Estadão Conteúdo (Francisco Carlos de Assis, Gabriel Tassi Lara, Letícia Naome e Marianna Gualter).
Imagem: Fabio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil / CP

Postagem anterior

Para Fiesp, acordo Mercosul-UE seria benéfico para ambas regiões, especialmente a França

Próxima Postagem

Empregos com carteira assinada batem recorde em fevereiro

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Renda média dos trabalhadores tem crescimento interanual de 5,8%

Empregos com carteira assinada batem recorde em fevereiro

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.