Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

Elon Musk quer ter maior controle na Tesla antes de a empresa avançar em IA

O bilionário controla atualmente cerca de 13% da Tesla, segundo a FactSet

Redação de Redação
16 de janeiro de 2024
no Economia, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
Nos EUA, juíza determina que Musk testemunhe na investigação sobre compra do Twitter

Elon Musk disse que se sente desconfortável em tornar a Tesla líder em inteligência artificial (IA) e robótica sem ter cerca de 25% do controle de voto da empresa. Musk disse, na noite desta segunda-feira, 15, que deseja controle suficiente na Tesla para ser influente, mas não tanto que não possa ser rejeitado. “Se não for esse o caso, eu preferiria construir produtos de IA fora da Tesla”, escreveu Musk em uma publicação no X.

O bilionário controla atualmente cerca de 13% da Tesla, segundo a FactSet, tendo anteriormente vendido parte da sua participação na empresa para financiar a compra do então chamado Twitter.

Início ruim

A Tesla, no entanto, não começou o ano muito bem. Já em 6 de janeiro, o órgão do governo chinês responsável pela regulamentação de veículos no país (SAMR, pela sigla em inglês) determinou o recall de 1,6 milhão de carros elétricos da montadora norte-americana devido a problemas com funções de direção assistida automática e controles de travas das portas.

A companhia informou que usaria a tecnologia de upgrade remota para corrigir os problemas, o que significa que a maioria dos proprietários dos veículos não precisará visitar centros de serviços da empresa.

Em pouco menos de uma semana, a Tesla anunciou cortes nos preços de dois modelos de carros, o Model 3 e variantes do Model Y. As vendas na China foram fortes em 2023, mas o mercado do país asiático é altamente competitivo, uma vez que a concorrência continuamente lança novos modelos com tecnologias avançadas e preços agressivos.

A companhia também tornou público o interesse em suspender quase toda as operações na fábrica da Alemanha, que fica próxima a Berlim, entre 29 de janeiro e 12 de fevereiro. A motivação da paralisação seria em decorrência da escassez de peças causada pelo atual conflito que afeta o transporte marítimo no Mar Vermelho.

O anúncio, porém, ocorreu 2 meses depois do sindicato alemão pressionar a montadora no país a elevar os salários. Ainda em novembro passado, entidades trabalhistas, nos Estados Unidos, também estavam reivindicando novos acordos. No mesmo período, na Suécia, um sindicato industrial menor, que representa trabalhadores do setor de serviços da Tesla, entrou em greve na tentativa de obter um contrato de negociação coletiva.

Rede social

O X parece acompanhar o desempenho da Tesla. Desde que o bilionário comprou o Twitter, e fez grandes mudanças na rede social, do nome aos filtros aplicados para banir conteúdos inapropriados, as regras de uso e as receitas de publicidade caíram 54% nos EUA entre agosto de 2022 e setembro de 2023, segundo um estudo da Guideline. Musk também demitiu ou perdeu a maior parte de sua força de trabalho, cerca de 75%.

A Fidelity, multinacional financeira que contribuiu com mais de US$ 300 milhões par a aquisição da rede social por Elon Musk em outubro do ano passado, diminuiu o valor do seu investimento em quase 65% nos primeiros onze meses da nova gestão.

Com informações de Estadão Conteúdo (Fonte: Dow Jones Newswires)
Imagem: Shutterstock

 

Postagem anterior

Dados, hiperpersonalização e unified commerce protagonizam soluções na NRF

Próxima Postagem

Nubank lança conta digital e Caixinhas na Colômbia

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Nubank lança conta digital e Caixinhas na Colômbia

Nubank lança conta digital e Caixinhas na Colômbia

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile