Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Menor desemprego exige novo salto de tecnologia no foodservice

Cristina Souza de Cristina Souza
12 de dezembro de 2023
no Artigos, Artigos Mercado&Food, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Menor desemprego exige novo salto de tecnologia no foodservice

Segundo dados do IBGE, o desemprego no Brasil, no 3º trimestre de 2023, foi de 7,7%. É o índice mais baixo desde janeiro de 2019. Esse cenário torna-se ainda mais positivo considerando o aumento da renda média apurada pela PNAD, também no terceiro trimestre de 2023, que atinge a casa dos R$ 2,9 mil, uma ótima recuperação quando comparada à de 2022. Os dados indicam boas notícias para o mercado de varejo e consumo, porém, potencializam desafios vividos no mercado de foodservice internacional e que devem pressionar o foodservice nacional.

Com mais renda e segurança gerada pelo emprego, mais consumidores devem frequentar os negócios de foodservice. Isso, sem dúvida, é uma grande notícia. O lado desafiador é que, com a redução da taxa de desemprego, existem ainda menos profissionais para o mercado de alimentação e hospitalidade, muito menos ainda se considerarmos profissionais qualificados, especialmente porque outros setores da economia também estarão mais aquecidos.

Menor desemprego exige novo salto de tecnologia no foodservice
Evolução do desemprego, segundo dados do IBGE

Nós prevemos uma grande nova onda de adoção de tecnologias para atender ao consumidor omnichannel, que é cada vez mais exigente. Além disso, o impulsionamento do modelo de operação fast casual pode ser uma ótima aposta, uma vez que combina promessa de marca e produto ao autosserviço parcial ou total.

O ano de 2020 foi marcado por um momento “open mind” dentre os empreendedores do setor. Estavam dispostos a conhecer, testar e aplicar tecnologias. A partir do segundo semestre de 2021, percebemos um arrefecimento desse movimento e, atualmente, são poucos os puristas tecnológicos em operações de casual dining ou no fine dining. Menus no QR Code combinados à versão impressa e o pedido registrado em terminais digitais fixos ou mobile são exemplos do que temos visto.

Menor desemprego exige novo salto de tecnologia no foodservice
Evolução da renda média apurada pela PNAD

É fato que os negócios de casual e fine dining oferecem maior valor agregado ao cliente, mas, especialmente pelo tipo de mão de obra requerida, é provável que vivam alta pressão na linha de custos de pessoal no seu DRE. No fine dining, o repasse talvez seja menos sensível para os clientes, mas no casual isso pode se tornar um desafio, gerando um chamado para buscar mais eficiência nas demais linhas do negócio.

As operações independentes, que na maioria se enquadram como fast food (padarias, lanchonetes, cafeterias, sorveterias, etc.) ou fast casual (empanadas, confeitarias, hamburguerias premium, etc.), precisarão redobrar sua atenção ao tema. A maioria oferece o piso salarial e, portanto, terá desafios importantes para contratar profissionais e, principalmente, para retê-los.

Outro ponto importante é que esses negócios atendem a um público extremamente sensível a preço. Assim, a tecnologia deveria ser considerada como a grande plataforma de apoio a esses negócios.

Além do atendimento em salão no qual urgem o self order e o self checkout, é necessário um trabalho forte para otimização dos processos de produção com equipamentos inteligentes, digitalizados e eliminação de etapas de produção como adoção de ingredientes pré-processados vegetais, cárneos ou lácteos, entre outros. Então, comprar costela, cozinhar e desfiar não fará mais sentido. Isso é só um exemplo, dentre tantos outros. Assim, lançar mão do que a indústria de alimentos disponibiliza no mercado faz todo sentido.

Acreditamos que os negócios fast food e fast casual, sejam eles redes independentes, sejam operações individuais ou redes de franquias, necessitarão focar no tema eficiência operacional com afinco.

Desejamos que em 2024 retomemos o contexto “open mind” voltando a abraçar a evolução tecnológica para assegurarmos a continuidade da aceleração e crescimento do foodservice brasileiro.

Cristina Souza é CEO da Gouvêa Foodservice.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagens: Shutterstock

Postagem anterior

Atacadão Dia a Dia repagina unidades e aposta em oferta de serviços

Próxima Postagem

Varejo movido a dados e inteligência marca último dia do Retail Media Show

Cristina Souza

Cristina Souza

Cristina Souza é sócia-fundadora e CEO da Gouvêa Foodservice, empresa da Gouvêa que apoia o setor com metodologias híbridas e ágeis.

Relacionados Posts

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027
Marketing

Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027

9 de junho de 2025
Foodservice

Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets

8 de junho de 2025
Com uma média diária de 72 mil atendimentos e mais de 26 milhões de pedidos realizados ao longo de 2024, o Giraffas lançou uma nova edição do estudo Raio X dos Hábitos Alimentares dos Consumidores. A análise mostra que o ticket médio também evoluiu no período, alcançando R$ 47,71, o que representa um aumento de 5% em relação a 2023. No ano, o frango foi a proteína mais consumida, representando 50,01% dos pedidos com proteína animal, seguido pela carne vermelha, com 48,21%. Porém, o levantamento por estado revela outro cenário: a carne vermelha liderou o consumo em 16 estados, enquanto o frango foi mais pedido em nove estados e no Distrito Federal. O estudo também aponta alguns padrões regionais: A região Sul é onde mais se compartilham refeições, apesar do crescimento dos pedidos individuais. O consumo de brindes avulsos e combos infantis se destacou no Centro-Oeste (31,96%) e no Sudeste (30,64%). Datas comemorativas como Dia das Crianças, Natal e Black Friday impulsionaram o fluxo nas lojas, com alta de até 55% em relação a fins de semana anteriores. O Nordeste teve o maior ticket médio (R$ 48,40), seguido pelo Sudeste (R$ 48,32). Já o Sul, com o menor ticket (R$ 46,88), registrou aumento nas vendas de bebidas, acompanhamentos e pratos com adicionais como espetinhos e saladas. O Centro-Oeste se destacou no consumo de sobremesas, enquanto o Norte teve crescimento nos pedidos de adicionais e bebidas. A digitalização também avançou: os totens de autoatendimento já representam mais de 50% das vendas nas lojas. Tendência de escolhas saudáveis Entre os acompanhamentos, observa-se uma inclinação crescente por opções mais leves. O arroz integral teve boa aceitação, com destaque para São Paulo (34,05% dos pedidos), além do Distrito Federal, Paraná, Goiás e Santa Catarina. Os adicionais de salada também mostraram crescimento proporcional por mil clientes. Nas bebidas, o refrigerante segue líder (71% dos pedidos), seguido por suco (14%), água (10%), cerveja (4%) e chá (1%). A cerveja apresentou queda de 11,72% em relação a 2023, enquanto sucos e água continuam em alta.
Foodservice

Giraffas lança análise dos hábitos de consumo dos clientes

8 de junho de 2025
Próxima Postagem
Varejo movido a dados e inteligência marca último dia do Retail Media Show

Varejo movido a dados e inteligência marca último dia do Retail Media Show

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.