Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home ESG

Grupo Heineken expande o Programa Volte Sempre para bares e restaurantes

Iniciativa já coletou mais de 785 mil embalagens, o que representa mais de 377 toneladas de vidro

Redação de Redação
6 de dezembro de 2023
no ESG, Foodservice, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
Grupo Heineken expande o Programa Volte Sempre para bares e restaurantes
[the_ad id="169690"]

A edição deste ano do Programa Volte Sempre, lançado em 2018 pelo Grupo Heineken, foi ampliada e abrange agora bares e restaurantes, registrando um total de mais de 785 mil embalagens. Isso equivale a aproximadamente 377 toneladas de material. Além disso, o programa conta com mais de 9 mil clientes ativos, resultando em uma economia de 269 m³ em aterros sanitários.

[the_ad id="138406"]

A iniciativa busca promover a mudança de hábitos dos consumidores em relação ao descarte de vidro e abordar os principais desafios da reciclagem desse material no Brasil: a escassez de coleta seletiva e o descarte inadequado pós-consumo. Segundo dados de uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Indústrias de Vidro (Abividro) em 2022, o Brasil produz anualmente mais de 8,6 bilhões de unidades de vidro, totalizando mais de 1,3 milhão de toneladas incorporadas ao mercado em diversas formas. No entanto, apenas 300 mil toneladas são recicladas anualmente.

“O vidro é um material que pode ser reciclado inúmeras vezes sem perder a qualidade. 2,9% de energia é economizada a cada tonelada reciclada e 1 kg de caco utilizado em novas embalagens substitui 1,2 kg de matéria-prima virgem”, afirma Ornella Vilardo, diretora de Sustentabilidade do Grupo Heineken.

O Programa Volte Sempre contribui para a meta da empresa de atingir 100% de circularidade das embalagens no on trade até 2025 e, da marca Heineken, de alcançar 80% de circularidade de suas embalagens até 2030.

Processos

Atualmente, o programa é implementado nas cidades de Campinas (SP), Juiz de Fora (MG), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Recife (PE), Maringá (PR), Florianópolis (SC), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Goiânia (GO), Salvador (BA), e Aracaju (SE).

O projeto envolve máquinas instaladas em supermercados, condomínios, bares e restaurantes para coleta e trituração de embalagens de vidro descartáveis. Participantes que utilizam as máquinas em condomínios e supermercados recebem pontos-caco por embalagem, que podem ser trocados por cashback para desconto em produtos do Grupo Heineken. Eles também podem visualizar os impactos ambientais, sociais e econômicos resultantes de sua participação no Programa Volte Sempre.

“Nossas parcerias ajudam a reforçar o nosso compromisso em construir um legado relevante no mundo em que vivemos e mostra que, quando realizamos algo em conjunto, estamos potencializando a chegada das nossas ações para ainda mais pessoas”, destaca Ornella.

O vidro coletado pelas máquinas em supermercados e condomínios é recolhido por cooperativas locais, que obtêm renda por meio da venda desse resíduo para a indústria vidreira. No caso das máquinas em bares e restaurantes, a coleta e descarga do material são realizadas por um operador logístico dedicado, encarregado de transportar o vidro até a indústria vidreira.

A indústria vidreira utiliza todo o vidro triturado como matéria-prima na produção de novas garrafas e embalagens, que retornam aos estabelecimentos e varejo. Dessa forma, o ciclo circular se completa. Os parceiros da Heineken para a realização desse projeto são o Grupo Seiva e a Owens-Illinois (O-I).

Imagem: Shutterstock

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Franquias internacionalizadas têm maior maturidade digital, aponta pesquisa

Próxima Postagem

Rede de supermercados Prezunic amplia operação de e-commerce no Rio de Janeiro

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Rede de supermercados Prezunic amplia operação de e-commerce no Rio de Janeiro

Rede de supermercados Prezunic amplia operação de e-commerce no Rio de Janeiro

[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.