Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

Localiza: frota total atinge 606,8 mil carros no trimestre, alta anual de 3,5%

No segmento de aluguel, a diária média avançou 10,3% na comparação anual

Redação de Redação
14 de novembro de 2023
no Economia, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
Localiza

O resultado da Localiza reflete aumento de 20,6% na divisão de Gestão de Frotas e redução de 8,8% na divisão de Aluguel de Carros no Brasil, ainda com o impacto do carve-out na base de comparação (49,2 mil carros vendidos no início do quarto trimestre de 2022), segundo a companhia.

No segmento de aluguel, a diária média avançou 10,3% na comparação anual, atingindo R$ 119,41. A taxa de utilização apresentou redução de 0,7 ponto porcentual ante um ano antes, mas avançou na comparação sequencial, para 79,5% versus 77,4% no terceiro trimestre de 2023.

Em gestão de frotas, a diária subiu 19,3%, alcançando R$ 84,29. A taxa de utilização de 96,4% da frota apresentou redução de 0,5 ponto porcentual na comparação anual, mas avanço na comparação com o trimestre anterior, quando o índice era de 95,8%.

Depreciação

No segmento de aluguel de carros, a depreciação média anualizada foi de R$ 6.738 por carro, explicada principalmente pela menor proporção de carros totalmente depreciados, em razão do processo de renovação da frota. No mesmo trimestre de 2022, a cifra era de R$ 4.357 por carro.

Já em gestão de frotas, a depreciação subiu de R$ 4.194 para R$ 6.130. A alta reflete a renovação de parte dos carros totalmente depreciados e o mix de veículos especiais e pesados adicionados ao longo de 2022.

Lucros do terceiro trimestre 

A Localiza&CO reportou lucro líquido ajustado consolidado de R$ 703,3 milhões no terceiro trimestre de 2023, alta de 3,1% ante igual intervalo de 2022. O lucro contábil da companhia somou R$ 664,7 milhões, avanço anual de 57%.

Entre os fatores que impactaram o resultado, a empresa cita o efeito negativo de R$ 349 milhões vindo do aumento na depreciação de carros e outros. Por outro lado, contribuíram também a redução das despesas financeiras e aumento do Ebitda, “resultado do crescimento de volumes, preços e eficiência operacional”.

O Ebitda ajustado consolidado da Localiza chegou a R$ 2,6 bilhões entre julho e setembro, alta anual de 12,5%. A margem Ebitda consolidada foi de 70,5% ante 75,2% no terceiro trimestre de 2022.

A receita líquida consolidada avançou 19,3% em relação há um ano antes, totalizando R$ 7,3 bilhões. A receita líquida de aluguéis apresentou crescimento de 20,0%, sendo 3,0% na divisão de aluguel de carros e 49,2% na divisão de gestão de frotas.

A receita de seminovos somou R$ 3,528 bilhões no trimestre, aumento anual 18,5%, resultado do aumento expressivo nas vendas de Seminovos na comparação anual, parcialmente compensado pela redução no preço médio de venda, que foi impactado pelo mix de carros com maior quilometragem, vendidos no atacado.

“Destacamos que, no terceiro trimestre de 2023, alinhamos e integramos os processos de desativação de carros o que, somado à continuidade do rejuvenescimento da frota do aluguel de carros, deve contribuir de forma gradual para a melhoria do mix de canal ao longo de 2024”, diz a Localiza no release de resultados.

Com informações de Estadão Conteúdo (Elisa Calmon)
Imagem: Divulgação 

Postagem anterior

SouthRock garantiu indenizar trabalhadores no dia em que pediu recuperação judicial

Próxima Postagem

Exportação de café em outubro cresce 21,8% em volume mas recua 2,5% em receita

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
café

Exportação de café em outubro cresce 21,8% em volume mas recua 2,5% em receita

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.