Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Black Friday

Seis dicas de logística para a Black Friday 2023

Com expectativa de aumento de até 50% nos pedidos, desafio do setor de logística aumenta para a Black Friday deste ano

Redação de Redação
27 de setembro de 2023
no Black Friday, Logística, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 4 minutos
Seis dicas de logística para a Black Friday 2023

Faltando menos de dois meses para a Black Friday, o momento é de preparação total para uma das mais importantes datas do varejo no ano. Estima-se que pelo menos 50% dos compradores brasileiros irão realizar alguma compra durante o período, que tem se mostrado cada vez mais duradouro, não se restringindo apenas à sexta-feira. E para que o comércio eletrônico esteja pronto para lidar com o aumento significativo no tráfego, nas vendas e nas entregas, algumas etapas devem ser realizadas com antecedência. O planejamento estratégico da logística é uma delas.

A ideia é que a entrega aconteça com agilidade e eficiência, permitindo que o consumidor receba o produto dentro do prazo que ele mesmo solicitou, além de um valor de frete justo, já que este é o principal motivo das desistências de compra no momento do checkout, ao inserir o CEP de entrega.

Segundo Ross Saario, CEO do Grupo Intelipost, plataforma de gestão logística, é preciso apostar em planejamento estratégico, tanto para as vendas quanto para as entregas. “O e-commerce precisa ainda otimizar a sua oferta de frete. Só para se ter uma ideia, a taxa mundial de abandono de carrinho em 2022 é maior que 70%, segundo dados do Statista. Então, se você não oferece aos consumidores opções flexíveis, com diferentes prazos e valores de entrega, o varejista estará perdendo oportunidades em vendas. Já faz um tempo que a logística se consagrou como o principal diferencial competitivo no e-commerce”.

O executivo também acredita que traçar um plano antecipado com ofertas atrativas e coerentes, uma comunicação eficiente e estabelecer bons contratos com os parceiros que prestam o serviço de transporte são alguns dos pontos mais importantes para se obter bons resultados. “Apoiar-se em eficiência logística por meio da tecnologia contribui para o sucesso das operações de e-commerce. Ao garantir entregas mais eficientes, é possível impulsionar a reputação do seu negócio e aumentar a taxa de conversão do seu e-commerce em até 20%, um impacto positivo bastante significativo”, conclui Saario.

Para maximizar a satisfação dos clientes e assegurar uma experiência de entrega impactante, os especialistas do Grupo Intelipost separaram 5 dicas que podem ajudar as operações a conquistarem sucesso e fidelizarem clientes durante a Black Friday 2023:

1- Estabeleça metas antecipadas e faça o planejamento: o planejamento começa meses antes, muitas vezes logo após o encerramento da última edição, com análises de pontos positivos e negativos, erros e acertos. Depois, estabelecer metas específicas para a Black Friday ajudará a direcionar os esforços de toda a equipe e atingir o sucesso nas ações. O planejamento também deve passar pelo estoque, no qual a capacidade deve ser suficiente para atender o aumento das vendas.

2 – Prometa menos e entregue mais: estipule a entrega com alguma margem de segurança e mantenha o cliente atualizado sobre o status do pedido. Seja honesto com o cliente quanto aos preços e prazo e se achar que um produto pode levar mais dias do que o proposto anteriormente, estenda o prazo e deixa combinado.Também é importante considerar a necessidade de abrir mais canais de comunicação, facilitando o alcance do cliente. Com isso, fica fácil resolver quaisquer questões que aparecem a respeito das entregas.

3 – Utilize o frete para criar ofertas atrativas: estratégias de frete coerentes para a Black Friday são essenciais para garantir que os seus consumidores se sintam valorizados. Com um bom planejamento, é possível otimizar o giro de estoque, por meio de ofertas de frete grátis para produtos específicos ou a partir de determinado valor de compra, por exemplo. Atenção às áreas de difícil acesso, que podem exigir fretes mais caros. O maior desafio aqui é garantir um valor de frete acessível e um prazo de entrega conveniente, equilibrar a balança e oferecer um frete justo aos consumidores.

4 – Gere visibilidade: aposte na tecnologia para aprimorar sua qualidade de entregando, gerando visibilidade em tempo real. O consumidor se sente mais confiante ao ter a oportunidade de rastrear seu pedido, além disso a comunicação imediata em casos de imprevistos é fundamental para uma boa experiência. Pontos simples como esses ajudam a fidelizar clientes não só nesta época, como também ao longo do ano.

5 – Trabalhe com as transportadoras ideais: segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o Brasil tem hoje mais de 700 mil transportadoras ativas, entre empresas e autônomos. Com tantas opções no mercado, é importante ter critérios para que os fornecedores de transporte sejam de confiança e cumpram com o acordo de nível de serviço. Além do custo de frete, outros pontos que devem ser levados em consideração são a capacidade da frota para entregar os produtos como o volume máximo dos veículos, a abrangência de atuação, o uso de tecnologias para rastreamento e segurança das entregas em tempo real, entre outros.

6 – Estabeleça processos eficientes para trocas e devoluções: Para reduzir a insegurança do consumidor nos casos de trocas ou devoluções, deixe muito claro como a devolução pode ser feita. Se necessário, componha um passo a passo e sempre informe um contato para que ele possa esclarecer eventuais dúvidas. O e-commerce precisa enfrentar diversos desafios e a logística reversa é um dos maiores, pois está ligada à qualidade da experiência de compra, que influencia diretamente a imagem da empresa e as vendas. Especialmente em períodos como a Black Friday, é esperado que o número de devoluções aumente, por conta do aumento do número de pedidos.

Acompanhar a sazonalidade e se preparar para os períodos de pico, onde as solicitações de devolução tendem a aumentar ou diminuir pode ser a chave para encontrar os pontos fracos da operação e assim implementar as ações ideais para gerar mais eficiência e velocidade e fornecer a melhor experiência por meio da entrega perfeita.

Com informações de Mercado&Tech
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

OpenAI mira avaliação de até US$ 90 bilhões em venda de ações

Próxima Postagem

Governo lança Novo PAC Seleções com investimento de R$ 65,2 bilhões

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Governo lança Novo PAC Seleções com investimento de R$ 65,2 bilhões

Governo lança Novo PAC Seleções com investimento de R$ 65,2 bilhões

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile