Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

Lucro da M. Dias Branco cai 6,7% e atinge R$ 217,9 milhões no 2º trimestre

A receita líquida avançou 14,1% na mesma base comparativa, alcançando R$ 2,849 bilhões

Redação de Redação
14 de agosto de 2023
no Economia, Notícias
Tempo de leitura: 4 minutos
M. Dias

A fabricante de alimentos M. Dias Branco apresentou lucro líquido de R$ 217,9 milhões no segundo trimestre deste ano. O resultado é 6,7% menor na comparação com igual período de 2022, quando a empresa reportou lucro líquido de R$ 233,5 milhões, informou a companhia, na sexta-feira, 11, depois do fechamento do mercado financeiro. O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) atingiu R$ 376,8 milhões, avanço de 5,5% frente aos R$ 357,1 milhões do segundo trimestre do ano passado.

A margem Ebitda ficou em 13,2%, ante 14,3% de um ano antes, recuo de 1,1 ponto porcentual. A alavancagem da empresa (relação entre dívida líquida e Ebitda) ficou em 1,2 vez, ante 1,3 vez reportada em igual período do ano passado.

A receita líquida avançou 14,1% na mesma base comparativa, alcançando R$ 2,849 bilhões, ante R$ 2,497 bilhões do segundo trimestre de 2022. O crescimento de dois dígitos da receita é atribuído pela companhia, em comunicado para a imprensa e investidores, ao aumento de 5% do preço médio dos produtos na comparação anual do período e ao incremento de 8,5% do volume de vendas.

A empresa citou, no comunicado, o aumento de preço médio nas duas principais categorias (biscoitos e massas), a ampliação dos volumes em todas as categorias e o crescimento de 65,5% da receita de “outras linhas de produtos” (cookies, granolas, categorias das linhas Latinex e Jasmine) como destaques para o incremento da receita.

Tanto as Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, chamada pela companhia de região de ataque, quanto a região de Defesa, formada pelas Regiões Norte e Nordeste, apresentaram alta de 14% na receita líquida na mesma base comparativa. Do montante total da receita líquida, R$ 45,6 milhões vieram da receita da empresa no exterior, o que inclui exportações e a operação no Uruguai.

Sobre a alavancagem, a M. Dias afirmou que a redução do nível de endividamento é reflexo da geração de caixa recorde no período, de R$ 512 milhões, que levou ao caixa total de R$ 1,2 bilhão, somado ao maior Ebitda. Quanto ao avanço do Ebitda, a companhia ressaltou que a margem Ebitda foi crescente ao longo do segundo trimestre, encerrando o mês de junho em 15,6% em virtude da “melhora sequencial de margem bruta e do desempenho das vendas”.

O resultado da M. Dias Branco mostra a tendência de consolidação da empresa iniciada há um ano, após a normalização do consumo de produtos derivados de farinha de trigo.

Volume de vendas

A fabricante de alimentos M. Dias Branco registrou aumento de 8,5% no volume de vendas de seus produtos no segundo trimestre deste ano na comparação com igual período do ano passado.

O volume vendido pela companhia passou de 418,5 mil toneladas para 454,1 mil toneladas. Tanto o segmento de biscoitos quanto o de massas, principais categorias da empresa, avançaram 0,8% no volume vendido, enquanto o segmento de “outros alimentos” (categoria que engloba produtos de maior valor agregado) subiram acima da média.

De biscoitos, a companhia comercializou no período 133,1 mil toneladas contra 132,1 mil toneladas do segundo trimestre do ano passado. As vendas de massas saíram de 89,4 mil toneladas para 90,1 mil toneladas. Em relação ao trimestre anterior, as vendas da companhia aumentaram 12,7%, seguindo a tendência de sazonalidade no consumo destes produtos e a recomposição sequencial dos volumes.

Apesar do maior volume vendido, a M. Dias diminuiu sua participação de mercado de massas na comparação entre o segundo trimestre de 2023 e o de 2022, enquanto avançou em biscoitos. Em massas, sua participação em volume decresceu 2,9 pontos porcentuais, para 28,1%, atribuída pela empresa a um preço médio superior ao do mercado e à redução na gramatura de itens do portfólio de 500g para 400g. No segmento de biscoitos, a participação aumentou 2,1 pontos porcentuais, para 29,9%.

Já em farinha de trigo, a participação de mercado da M. Dias em volume vendido saiu de 9,2% no segundo trimestre do ano passado para 10,1% no segundo trimestre deste ano, avanço de 0,9 ponto porcentual. Em valor, houve crescimento anual de participação de mercado em biscoitos e farinha e queda em massas. A M. Dias manteve a liderança no mercado nacional em massas e biscoitos no período.

O preço médio de todas as categorias aumentou 5% na comparação anual dos trimestres, para R$ 6,30 por quilo. Em biscoitos, o incremento no preço médio dos produtos foi de 11,8%. Em massas, de 9,5%. Em farinha e farelo, houve queda de 2,8%, e em margarinas e gorduras, o preço médio recuou 3,3%. O preço médio de outras linhas de produtos – bolos, snacks, mistura para bolo, torradas, produtos saudáveis, molhos e temperos – aumentou 7,2% entre o segundo trimestre do ano passado e o deste ano.

Acompanhando o aumento no volume de vendas, a produção da M. Dias passou de 683,4 mil toneladas no segundo trimestre de 2022 para 695,7 mil toneladas processadas no segundo trimestre deste ano. Já a capacidade total de produção foi ajustada de 1,112 milhão de toneladas para 1,078 milhão de toneladas. O nível de utilização da capacidade total de produção subiu 3 pontos porcentuais, de 61,5% para 64,5%, resultado do aumento dos volumes vendidos, segundo a empresa. Ainda como fatos relevantes do segundo trimestre deste ano, a companhia destacou a manutenção da “elevada” verticalização dos dois principais insumos: farinha de trigo e gordura vegetal em, respectivamente, 99,6% e 100%.

No período, a empresa investiu R$ 71,9 milhões, 11% acima do valor investido em igual intervalo de 2022. Do montante, 76,5% foram destinados para manutenção e 23,5% direcionados para ampliação de capacidade. Os principais aportes foram investimentos em sistemas.

Com informações de Estadão Conteúdo (Isadora Duarte)
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Varejo farmacêutico: 8 em cada 10 lojas do Brasil são micro e pequenas empresas

Próxima Postagem

Petrobras diz que não houve decisão da Diretoria Executiva ou do Conselho sobre a Braskem

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Lucro contábil do BNDES é de R$ 4,9 bi no 3º trimestre, puxado por dividendos da Petrobras

Petrobras diz que não houve decisão da Diretoria Executiva ou do Conselho sobre a Braskem

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.