Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

Salário do CEO do futuro não deve ser tão maior que o de outros funcionários, diz especialista

Na medida em que as formas de trabalho se tornam mais orgânicas e menos hierarquizadas, a tendência é de que a disparidade salarial diminua

Redação de Redação
10 de julho de 2023
no Economia, ESG, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
Salário do CEO do futuro não deve ser tão maior que o de outros funcionários, diz especialista

A discrepância salarial entre CEOs e os demais funcionários de uma empresa deve diminuir a longo prazo. Isso porque, o mercado, os acionistas das companhias e os grandes fundos de investimentos vão cobrar mais transparência na gestão e a implantação de práticas ligadas ao ESG (ambiente, social e governança). A avaliação é de Paulo Almeida, professor e pesquisador nas áreas de Liderança, Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Organizacional da Fundação Dom Cabral.

Esse desafio é confirmado por pesquisas recentes. O Estudo do Pacto Global da ONU, divulgado no começo deste ano, revelou que 93% dos CEOs estão enfrentando dez ou mais desafios de sustentabilidade. Segundo a pesquisa, 98% dos entrevistados admitiram que o tema é essencial em seus cargos, um salto de 15 pontos porcentuais em relação aos últimos 10 anos.

Na medida em que as formas de trabalho se tornam mais orgânicas e menos hierarquizadas, a tendência é de que a disparidade salarial diminua.

Outro destaque é que acionistas minoritários também devem ter mais voz e pressionar por mudanças na governança das empresas.

“Se essa consciência mudar e se a agenda de ESG avançar, isso vai gerar uma pressão, um efeito cascata”, avalia Almeida. O novo modelo de governança terá impacto em questões éticas, como o futuro do planeta e os salários dos CEOs.

A remuneração tende a ser mais atrelada com os resultados e os impactos de sustentabilidade da companhia.

Quais são as mudanças principais

Nesse sentido, o pilar da liderança do futuro será construído a partir de três pontas:

– Stakeholders (todas as partes envolvidas com a empresa, como acionistas, funcionários e comunidade próxima a ela): as cobranças dessas pessoas terão um peso maior na tomada de decisão dos CEOs.
–
Sustentabilidade: promover a agenda ESG nas empresas em paralelo às estratégias de crescimento e investimento.

– Transparência: empresas mais transparentes terão menos dificuldade para combater desigualdades e reduzir gap salarial dos altos cargos em relação aos demais funcionários, a exemplo do CEO, avalia o pesquisador Paulo Almeida.

Almeida diz que, caso esse movimento realmente ganhe corpo na sociedade, não é aceitável “um perfil de CEO que faça investimentos não-limpos, não-verdes, não-sustentáveis.”

Nova geração x velha geração

Outro ponto que o pesquisador destaca é o etarismo nas empresas, que segrega a forma de pensar de duas gerações diferentes.

De um lado, a mais antiga é estigmatizada como um grupo que não se importa em como o dinheiro é investido e não está comprometido com o conceito ESG.

Do outro lado, supõe-se que as pessoas mais novas estejam “naturalmente” dispostas a mudar esse comportamento. Segundo Almeida, essa ideia é equivocada.

“Esse discurso [de que as pessoas mais velhas não se importam] não pode ser normalizado”, afirma, acrescentando que o novo perfil do CEO não tem a ver com idade, mas, sim, com ética comportamental.

“Isso é válido para os mais jovens e para quem já está ocupando esses cargos. É uma virada de perfil que não tem relação com idade”.

Com informações de Estadão Conteúdo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Número de turistas estrangeiros no Brasil cresce 108% em 2023

Próxima Postagem

Confiança dos empresários do Comércio cai 6,5% no 1º semestre, diz FecomercioSP

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Confiança dos empresários do Comércio cai 6,5% no 1º semestre, diz FecomercioSP

Confiança dos empresários do Comércio cai 6,5% no 1º semestre, diz FecomercioSP

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.