Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home E-commerce

Consumidores brasileiros se sentem seguros ao fazer compras online

Entretanto, estudo realizado pela SBVC em parceria com a Pinion mostra que 27% dos entrevistados já sofreram algum tipo de fraude

Redação de Redação
6 de julho de 2023
no E-commerce, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
Consumidores se sentem mais seguros ao fazer compras online
[the_ad id="169690"]

Os consumidores brasileiros se sentem seguros para realizar compras online, mostra a segunda edição do estudo “Segurança do consumidor digital e as fraudes no varejo“, realizado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) em parceria com a Pinion. O estudo mostra que as empresas devem adotar cada vez mais medidas que garantam a segurança do cliente durante a compra.

[the_ad id="138406"]

Para o levantamento, foram entrevistados 804 consumidores de todo o País que têm o hábito de realizar compras pela internet. De acordo com os dados levantados, cerca de 87% desses consumidores sentem segurança ao comprar em e-commerce de lojistas nacionais. Além disso, 38% se sentem mais seguros ao fazer compras online em marketplaces.

“Garantir uma jornada de compra segura e dar um suporte para eventuais problemas que ocorram em uma compra digital é essencial para as empresas de varejo prosperarem no Brasil”, afirma Eduardo Terra, diretor-presidente da SBVC.

Ainda de acordo com o estudo, mesmo com uma grande parcela dos consumidores se sentindo seguros, um total de 27% dos entrevistados revelaram já ter sofrido algum tipo de fraude ao comprar online, o que representa um aumento de 12 pontos porcentuais em relação à edição de 2019 da pesquisa. Algumas das ocorrências foram:

  • Não recebimento do produto adquirido: 57%.
  • Recebimento do produto errado ou com defeito: 33%.
  • Fraudes no cartão de crédito: 31%.
  • Vazamento dos dados pessoais: 17%.
  • Fraude na geração de boleto: 12%.

Denúncias

O estudo também constatou que grande parte dos consumidores lesados costuma denunciar o ocorrido, sendo que a maioria realiza denúncias online. No entanto, ainda há um número considerável de consumidores que não denunciam, representando 42%. A principal ferramenta utilizada para a denúncia é o site “Reclame Aqui” (40%), seguido pelo Procon (22%). Também é importante destacar o aumento significativo de ocorrências não resolvidas, que passou de 25% na edição de 2019 para 40%.

As principais formas de resolução das ocorrências foram as seguintes:

  • 25% dos casos tiveram o valor devolvido pela empresa, para a conta do consumidor.
  • Em seguida, em 12% dos casos, o valor foi devolvido pelo banco, para a conta do consumidor.
  • Também em 12% dos casos, o valor foi devolvido em forma de créditos para utilização em compras futuras.
  • Por fim, em 7% dos casos, o produto foi trocado.

“Segurança digital e proteção de dados vem se tornando um tema cada vez mais relevante”, completa Terra.

Com informações de Mercado&Tech.
Imagem: Shutterstock

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Faturamento de PMEs online cresce 25% no primeiro semestre de 2023

Próxima Postagem

M&M’s cria iniciativa para beneficiar pequenos e médios confeiteiros de São Paulo

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
M&M’s

M&M's cria iniciativa para beneficiar pequenos e médios confeiteiros de São Paulo

[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.