Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

Metaverso vai exigir maior atenção com segurança cibernética

KPMG divulgou levantamento que aponta quatro pontos de cuidado com o metaverso

Redação de Redação
11 de maio de 2023
no Notícias, Tecnologia
Tempo de leitura: 2 minutos
Metaverso vai exigir maior atenção com segurança cibernética

A KPMG divulgou um levantamento que elenca quatro principais pontos referentes à segurança cibernética que devem ser levados em consideração pelos líderes durante o uso do metaverso. São eles: representação digital, interoperabilidade, risco de aquisição de conta e proteção de dados. De acordo com a publicação, as oportunidades de crescimento continuarão a surgir à medida que as interações digitais se tornarem mais imersivas e contextuais, mas do ponto de vista da segurança cibernética, essas novidades não estão isentas de riscos.

“Nesse momento de disrupções, os líderes de segurança desempenham papel de destaque na intenção de qualquer empresa de utilizar o metaverso. São eles que, ao se engajarem ativamente em trazer inovações para os mercados, têm a incumbência de proteger tanto os clientes quanto os investimentos. Assim, são fundamentais para estabelecer a confiança necessária ao sucesso dessas iniciativas”, disse a sócia-diretora de inovação e transformação da KPMG no Brasil e cofundadora da KPMG e Distrito Leap, Thammy Marcato.

As quatro considerações de risco que os líderes de segurança e os inovadores do metaverso precisam levar em conta, segundo a KPMG, são:

– Representação digital – A identidade é a base da segurança digital. É o elemento central para a construção da confiança. Essa certeza depende da solidez dos instrumentos e meios de verificação e asseguração de identidade.

– Interoperabilidade – Independentemente de quem esteja conectando vários metaversos (centralizados ou descentralizados), a possibilidade de trazer seu avatar, sua identidade digital e seus ativos, como token não fungíveis (NFTs) e criptomoedas, cria riscos importantes de segurança e fraude para o ecossistema mais amplo.

– Risco de aquisição de conta – À medida que a economia do metaverso floresce, as pessoas tendem a usar o espaço virtual para comprar ou vender seus produtos — e, assim, haverá muita movimentação de dinheiro.

– Proteção de dados / uso indevido – Tecnologias imersivas, como a realidade virtual e a realidade aumentada, oferecem a oportunidade de coletar muito mais informações do que os dispositivos móveis podem gerar. Se existem muitos dados circulando, é fundamental tomar medidas para protegê-los.

“O metaverso evolui com rapidez e os líderes de segurança precisam permanecer vigilantes, trabalhando com os diversos partes envolvidas para construir um programa de segurança cibernética. Ao fazer isso, eles inspirarão a confiança, criando as condições ideais para crescer, inovar e ter sucesso”, revelou Leandro Augusto, sócio-líder de segurança cibernética e privacidade da KPMG no Brasil e na América do Sul.

Com informações de Mercado&Tech powered by Infracommerce.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Tecnologia na logística é cada vez mais necessária

Próxima Postagem

Indústria de cartões cresceu 10,7% no 1º trimestre, para R$ 839,5 bilhões, mostra IBGE

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Indústria de cartões cresceu 10,7% no 1º trimestre, para R$ 839,5 bilhões, mostra IBGE

Indústria de cartões cresceu 10,7% no 1º trimestre, para R$ 839,5 bilhões, mostra IBGE

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile