Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Malls

Shoppings vendem mais que o previsto

Redação de Redação
12 de maio de 2017
no Malls, Mercado&Consumo, Notícias, Shopping centers
Tempo de leitura: 2 minutos

O setor de shopping centers dá sinais de que pode ter começado a recuperar a sua capacidade de crescimento. De acordo com dados antecipados ontem pelo Valor Pro, serviço de informação em tempo real do Valor, as vendas dos lojistas de shoppings cresceram 4,4% em março em relação ao ano anterior, índice acima do previsto pela Abrasce, a associação do segmento, responsável pelo levantamento dos dados. A taxa supera o verificado em janeiro e fevereiro.

“Foi algo que nos surpreendeu e, em abril, apesar dos feriados, também devemos ter um crescimento nessa faixa de um dígito baixo […]. Nesse cenário, estamos considerando rever para cima a projeção de crescimento do ano do setor”, disse ontem o presidente da Abrasce, Glauco Humai. A previsão atual é de uma expansão de 5%, mas a entidade já considera possível atingir entre 7% e 8%.

Em fevereiro foi apurada retração de 1% nas vendas das lojas de shoppings e, em janeiro, houve leve alta de 0,5%. Os dados foram calculados com base em pesquisa com cerca de 120 centros de compras que disponibilizam os números para a Abrasce mensalmente.

A queda da inflação, que eleva o volume de renda disponível na economia, além da liberação do saldo de contas inativas do FGTS, tem sustentado essa melhora nos índices, na visão da entidade.

A Iguatemi informou ao mercado, em seu balanço do primeiro trimestre, que apresentou “resultados encorajadores, mesmo em meio a um cenário econômico ainda desafiador”. O foco de atuação da Iguatemi são as classes A e B. A receita líquida do grupo somou R$ 167,3 milhões de janeiro a março, uma alta de 4,3%.

“Apesar do cenário macroeconômico incerto, nossa receita líquida deverá crescer entre 2% e 7% em 2017 e a margem Ebitda ficará entre 73% e 77%”, afirmou o presidente da Iguatemi, Carlos Jereissati, nos comentários que acompanham os resultados. Em 2016, a margem Ebitda atingiu 78%.

Com a recessão, que afetou pesadamente o mercado de consumo no país a partir de 2015, os shoppings sentiram de forma mais dura a crise no ano passado – 2016 foi o pior ano do setor na última década, com expansão de 4,3% nas vendas brutas, para R$ 158 bilhões.

Ainda não há expectativa de retorno dos anúncios de investimento em novos shoppings por parte das grandes empresas, que reduziram os desembolsos com a crise. Apesar das expectativas mais otimistas, a maior parte dos investimentos tem ido para expansão dos empreendimentos já existentes.

Há 560 shoppings no país hoje. Em 2016 foram abertos 18 – a maioria, investimentos anunciados anos atrás, antes da crise. Neste ano, de janeiro a maio, foram apenas duas aberturas. Estão programadas pouco mais de 20 inaugurações entre junho e dezembro. É provável que parte delas fique para 2018, segundo a Abrasce.

A associação informou ainda uma projeção de alta de 8% nas vendas nos shoppings para o Dia das Mães, acima, portanto, da inflação acumulada no período, projetada na faixa de 4,5% em 12 meses, até maio. Em 2016, a alta nas vendas na data foi de 4%.

O número de consumidores nos shoppings pesquisados subiu 5% em março, segundo dado fornecido pela Abrasce. Em fevereiro, a expansão foi de 1,3% e em janeiro, 1,4%.

O percentual de vacância de lojas no setor fechou 2016 em 4,8%, foi para 5,1% em janeiro (mesma taxa de fevereiro) e 4,9% em março. Em 2016, chegou a 5,9%. A inadimplência, que estava em 9% no fim de 2016, ficou em 11% em março.

Postagem anterior

Carta aos líderes – Reunir para produzir mais

Próxima Postagem

Riachuelo coloca e-commerce no ar

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem

Riachuelo coloca e-commerce no ar

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.