Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Economia

Aumento nas taxas de maquininhas pode prejudicar o varejo brasileiro?

Após seis anos de manutenção, transações envolvendo crédito e débito voltam a apresentar alta

Redação de Redação
3 de março de 2023
no Economia, Meios de pagamento, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
Aumento nas taxas de maquininhas pode prejudicar o varejo brasileiro?
[the_ad id="169690"]

Pela primeira vez em seis anos, as taxas cobradas nas operações envolvendo cartões de crédito e de débito nas maquininhas voltaram a subir no Brasil. Para as transações com cartões de crédito a alta se deu de 2,1% para 2,8%, e as operações com cartão de débito tiveram as taxas aumentadas de 1,3% para 1,6%.

[the_ad id="138406"]

O aumento de custo para os comerciantes e lojistas deve, no fim, representar um custo maior repassado ao consumidor, o que deve impactar diretamente nas vendas por meio deste tipo de pagamento e também no varejo brasileiro.

“Com as taxas de uso de cartão aumentando e o provável repasse desse custo dos lojistas aos consumidores, as pessoas irão buscar também outras formas de pagamento, como o boleto bancário, dinheiro à vista e principalmente o Pix”, explica Rogério Albuquerque, head de produtos e marketing da Card.

[the_ad id="99067"]

A consolidação do Pix como a forma preferida de pagamento do brasileiro se tornou evidente desde seu lançamento. De acordo com a Febraban, do período em que foi lançado até setembro de 2022, mais de 26 bilhões de transações foram realizadas, com uma movimentação estimada de R$12,9 trilhões.

Um dos grandes atrativos quanto ao uso do cartão, principalmente o de crédito, é a possibilidade de parcelar as compras efetuadas, em breve, porém, o Pix também deve aderir a esta modalidade. A novidade deve chegar até o meio do ano e promete reunir a praticidade e instantaneidade do Pix à possibilidade de realizar pagamentos parcelados.

Aumento de taxas pode representar o começo do declínio dos cartões de crédito?

Mesmo com o avanço do Pix no país, o brasileiro permanece muito conectado ao cartão de crédito. Segundo um levantamento do Serasa, cerca de 70% dos brasileiros que fazem uso do cartão de crédito possuem três ou mais cartões

“Este cenário mostra que a população ainda utiliza de maneira recorrente o cartão de crédito, e essa utilização vai da compra de móveis e eletrodomésticos até bens de consumo do dia a dia, como alimentação e higiene. Contudo é importante ter controle sobre as finanças pessoais para não transformar as despesas em dívidas impagáveis”, conta Rogério.

Com o aumento das taxas na utilização de cartões, provavelmente elevando custos para lojistas e, consequentemente, para os consumidores, o varejo deve oferecer ainda mais soluções para não perder interessados.

“O varejista sempre soube se reinventar diante das situações que o comércio passou, e o aumento das taxas pode representar uma menor utilização dos cartões, mas as novas formas de pagamento como o PIX podem suprir esta lacuna”, finaliza o especialista.

Imagem: Shutterstock

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Marketplaces ganham força nas empresas para a compra de softwares

Próxima Postagem

Subsidiária da Arezzo anuncia compra do controle da Paris Texas, na Itália

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Arezzo

Subsidiária da Arezzo anuncia compra do controle da Paris Texas, na Itália

[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.