Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Transformação digital: comece pelas pessoas

Cristina Souza de Cristina Souza
31 de dezembro de 2020
no Artigos, Destaque do dia, Mais lidas do ano
Tempo de leitura: 3 minutos

A pandemia levou ao fechamento definitivo de cerca de 15 a 20% dos negócios de alimentação fora do lar, majoritariamente de operadores independentes, segundo dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

Em negócios mais estruturados, como redes, franquias ou grupos, o percentual de fechamento divulgado é inferior a 5%. Dia a dia, eles anunciam seus resultados financeiros com uma recuperação entre 75% e 90% em relação ao período pré-pandemia. Algo a ser realmente comemorado!

No varejo, setembro de 2020 foi o melhor mês desde o início da pandemia, com recuperação de 92%, segundo índice Cielo – o que, sem dúvida, amplia nosso sentimento de otimismo.

Segundo a sondagem Econômica da América Latina desenvolvida pela FGV IBRE e destinada ao monitoramento e antecipação de tendências econômicas, no 3º trimestre desse ano, a Argentina, seguida pelo Brasil, são os menos pessimistas em relação às perspectivas econômicas.

Mas só otimismo não traz resultados. Há de se buscar eficiência em todas as oportunidades e pontos de contato, e, nesse momento, é importante voltarmos nosso olhar para o atendimento presencial aos clientes, já que há um desejo intenso por reconexão com as marcas.

As pessoas estão empolgadas com a primavera, com a queda dos índices de mortes causadas pela Covid-19 no Brasil, sentem saudade e vontade de reviver o dia a dia pré-pandemia, mas querem preservar sua saúde e especialmente de familiares que fazem parte do grupo de risco – ou seja, sentimentos dúbios.

Para empresários e gestores do setor, fica o desafio de administrar o comportamento de fluxo de clientes no salão, que segue inconstante, combinado a rigorosas medidas de segurança, times ainda em recomposição e necessidade de vendas por outros canais que pressionam os times de cozinha.

O foodservice é um mercado em que as relações entre clientes e equipes têm um papel fundamental na humanização do atendimento e na composição da experiência perfeita. O sorriso, a abordagem, a impecabilidade em pequenos detalhes. A resposta para treinamentos nesse novo normal, sem dúvidas, virá das plataformas de ensino à distância.

Digitalizar conteúdos, gerar pílulas de aprendizagem, construir um ambiente de gamificação, permitir interação, mas, principalmente, acessar relatórios que chamamos de “analytics” para acompanhar a performance individual de cada colaborador e direcioná-lo para que obtenha os melhores resultados é o que aumentará a eficiência dos treinamentos.

A Benkyou, startup de tecnologia que faz parte da Gouvêa Ecosystem, é responsável pela estruturação da Academia Food conosco na Gouvêa Foodservice. Uma solução em etapa final de testes que nos permitirá entregar ao mercado em cada um dos devices das suas equipes múltiplos conteúdos a custos altamente acessíveis. Com cases já desenvolvidos para marcas como Nespresso, Votorantim e Boticário, essa parceria promete.

A aceleração da recuperação do foodservice exige a otimização do uso de recursos e a transformação digital pode contribuir enormemente nessa jornada.

Transformação digital se faz a partir da convergência, colaboração e foco no ser humano. Pense e haja rápido. Conte conosco.

Cristina Souza é CEO da Gouvêa Foodservice.

Postagem anterior

Carne vegetal é nova aposta da Unilever para bares e restaurantes do Rio e de SP

Próxima Postagem

Alibaba: do “maior IPO do mundo” até a investigação de monopólio na China

Cristina Souza

Cristina Souza

Cristina Souza é sócia-fundadora e CEO da Gouvêa Foodservice, empresa da Gouvêa que apoia o setor com metodologias híbridas e ágeis.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Mesmo com guerra-comercial, Alibaba busca atrair empresas americanas

Alibaba: do "maior IPO do mundo" até a investigação de monopólio na China

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.