Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

Soma ainda luta para arrumar a casa da Hering um ano após aquisição da marca

Foco principal tem sido aumentar a capacidade produtiva

Redação de Redação
31 de outubro de 2022
no Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
Empresa de painel de LED "pivota" na pandemia e cresce mais de 20% ao ano no varejo

Loja da Hering no Shopping Morumbi, em São Paulo

Quando comprou a Hering, em abril de 2021, o Grupo Soma não sabia de todos os problemas operacionais que teria de resolver antes de implementar sua estratégia de dar uma nova cara à marca. O diagnóstico foi que a rede de roupas básicas tinha dificuldades para abastecer as lojas, além de problemas de definição de preço. Dono da Farm e da Animale, o Soma não tinha experiência com produtos de maior volume e baixo custo – o que explica a demora em fazer o negócio virar a chave.

Em um relatório recente, os analistas do Citi João Pedro Soares, Sergio Matsumoto e Felipe Reboredo disseram conceder o “benefício da dúvida” ao Soma em relação à capacidade de o grupo atingir as metas de crescimento. A rota mais difícil, na visão dos analistas, é justamente a virada operacional da Hering, que representa cerca de 40% das vendas do Soma. O grupo disputou palmo a palmo a Hering com a Arezzo, em 2021, em um negócio de mais de R$ 5 bilhões.

“A dúvida é natural e inerente ao momento. Se olharmos os últimos cinco anos de Hering, antes da pandemia, o mercado se tornou cético porque a empresa passou por um processo de estagnação de crescimento. Foram sequências de trimestres após trimestres nos quais não se via crescimento consistente. A palavra-chave agora é consistência”, avalia Gabriel Lobo, diretor financeiro do Soma.

Dentro do grupo, quem lidera esse momento de transformação é um executivo que leva a marca no sobrenome: Thiago Hering. Membro da família fundadora, ele avalia a evolução do plano, que vai até 2026, como positiva. Esse planejamento foi dividido em duas partes: a primeira focada na eficiência operacional e a segunda, na marca.

A expectativa é de que, em 2023, a primeira fase já esteja mais adiantada. Ao fim de 2021, a Hering não conseguia entregar 27% do que vendia para multimarcas e franquias. Ao fim deste ano, a previsão é de que esse índice seja de 13% – o alvo do setor é de 10%. Em 2021, a média de atrasos para entregas na rede própria e e-commerce foi de 27 dias. Hoje, a demora é de 20 dias.

ALGORITMOS

Para atingir esses índices, Thiago Hering conta que o Grupo Soma tem agregado à rede tecnologia, inteligência artificial e algoritmos. Além disso, uma melhor gestão de sortimento, com a concentração de receita em um menor número artigos, tem ajudado a estabelecer preços mais adequados às peças.

Na parte de abastecimento, o foco principal tem sido aumentar a capacidade produtiva. A companhia tem buscado fornecedores fora de Goiás, onde a Hering estava focada. Com a melhoria dos estoques, o índice de ruptura tem caído. Há um ano, estava em 5% nas lojas próprias e em 10% nas franquias; agora, caiu para 1% e 5%, respectivamente.

Para o Citi, se o Soma conseguir acelerar o ritmo de crescimento da Hering, estima-se a criação de valor de aproximadamente R$ 3,40, em média, por ação. Eles pontuam, porém, que a atribuição de “alto risco” se baseia no tempo limitado do Soma como empresa listada, aos problemas inerentes do setor de moda e a questões pontuais de execução relativas à Hering.

Para a XP, o quadro é mais otimista. Os analistas fizeram visita às operações da Hering, em Blumenau (SC). “Saímos ainda mais confiantes de que a empresa continuará entregando resultados melhores”, escreveram Danniela Eiger, Thiago Suedt e Gustavo Senday.

Com informações de Estadão Conteúdo (Talita Nascimento)

Imagem: Divulgação

Postagem anterior

“Nosso foco é oferecer soluções simplificadas”, diz executivo da Getnet

Próxima Postagem

Passada a disputa eleitoral, Brasil terá desafio fiscal bilionário em 2023

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Passada a disputa eleitoral, Brasil terá desafio fiscal bilionário em 2023

Passada a disputa eleitoral, Brasil terá desafio fiscal bilionário em 2023

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile