Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

Soma ainda luta para arrumar a casa da Hering um ano após aquisição da marca

Foco principal tem sido aumentar a capacidade produtiva

Redação de Redação
31 de outubro de 2022
no Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
Empresa de painel de LED "pivota" na pandemia e cresce mais de 20% ao ano no varejo

Loja da Hering no Shopping Morumbi, em São Paulo

Quando comprou a Hering, em abril de 2021, o Grupo Soma não sabia de todos os problemas operacionais que teria de resolver antes de implementar sua estratégia de dar uma nova cara à marca. O diagnóstico foi que a rede de roupas básicas tinha dificuldades para abastecer as lojas, além de problemas de definição de preço. Dono da Farm e da Animale, o Soma não tinha experiência com produtos de maior volume e baixo custo – o que explica a demora em fazer o negócio virar a chave.

Em um relatório recente, os analistas do Citi João Pedro Soares, Sergio Matsumoto e Felipe Reboredo disseram conceder o “benefício da dúvida” ao Soma em relação à capacidade de o grupo atingir as metas de crescimento. A rota mais difícil, na visão dos analistas, é justamente a virada operacional da Hering, que representa cerca de 40% das vendas do Soma. O grupo disputou palmo a palmo a Hering com a Arezzo, em 2021, em um negócio de mais de R$ 5 bilhões.

“A dúvida é natural e inerente ao momento. Se olharmos os últimos cinco anos de Hering, antes da pandemia, o mercado se tornou cético porque a empresa passou por um processo de estagnação de crescimento. Foram sequências de trimestres após trimestres nos quais não se via crescimento consistente. A palavra-chave agora é consistência”, avalia Gabriel Lobo, diretor financeiro do Soma.

Dentro do grupo, quem lidera esse momento de transformação é um executivo que leva a marca no sobrenome: Thiago Hering. Membro da família fundadora, ele avalia a evolução do plano, que vai até 2026, como positiva. Esse planejamento foi dividido em duas partes: a primeira focada na eficiência operacional e a segunda, na marca.

A expectativa é de que, em 2023, a primeira fase já esteja mais adiantada. Ao fim de 2021, a Hering não conseguia entregar 27% do que vendia para multimarcas e franquias. Ao fim deste ano, a previsão é de que esse índice seja de 13% – o alvo do setor é de 10%. Em 2021, a média de atrasos para entregas na rede própria e e-commerce foi de 27 dias. Hoje, a demora é de 20 dias.

ALGORITMOS

Para atingir esses índices, Thiago Hering conta que o Grupo Soma tem agregado à rede tecnologia, inteligência artificial e algoritmos. Além disso, uma melhor gestão de sortimento, com a concentração de receita em um menor número artigos, tem ajudado a estabelecer preços mais adequados às peças.

Na parte de abastecimento, o foco principal tem sido aumentar a capacidade produtiva. A companhia tem buscado fornecedores fora de Goiás, onde a Hering estava focada. Com a melhoria dos estoques, o índice de ruptura tem caído. Há um ano, estava em 5% nas lojas próprias e em 10% nas franquias; agora, caiu para 1% e 5%, respectivamente.

Para o Citi, se o Soma conseguir acelerar o ritmo de crescimento da Hering, estima-se a criação de valor de aproximadamente R$ 3,40, em média, por ação. Eles pontuam, porém, que a atribuição de “alto risco” se baseia no tempo limitado do Soma como empresa listada, aos problemas inerentes do setor de moda e a questões pontuais de execução relativas à Hering.

Para a XP, o quadro é mais otimista. Os analistas fizeram visita às operações da Hering, em Blumenau (SC). “Saímos ainda mais confiantes de que a empresa continuará entregando resultados melhores”, escreveram Danniela Eiger, Thiago Suedt e Gustavo Senday.

Com informações de Estadão Conteúdo (Talita Nascimento)

Imagem: Divulgação

Postagem anterior

“Nosso foco é oferecer soluções simplificadas”, diz executivo da Getnet

Próxima Postagem

Passada a disputa eleitoral, Brasil terá desafio fiscal bilionário em 2023

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Passada a disputa eleitoral, Brasil terá desafio fiscal bilionário em 2023

Passada a disputa eleitoral, Brasil terá desafio fiscal bilionário em 2023

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.