Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

Setor supermercadista aponta seis lições para os negócios

Redação de Redação
31 de julho de 2020
no Notícias, Supermercados, Varejo, Varejo digital
Tempo de leitura: 2 minutos
lições supermercadistas

O Mercado&Consumo em Alerta desta última sexta-feira do mês (31 de julho) trouxe para o centro dos debates as lições supermercadistas em tempos de pandemia. Em seu palco virtual estavam Fausto Severino, sócio fundador do Tenda Atacado; Sidney Isidro, diretor de Expansão do Dia%; e Fernanda Dalben, diretora de Marketing da Dalben Supermercados, que compartilharam com o público as ações em cada uma das operações que lideram.

Com a mediação de Alexandre Machado, sócio-diretor da Gouvêa Consulting e Marcos Hirai, CEO da Omnibox, o bate-papo rendeu muitos insights e destacamos alguns deles a seguir.

1 – O setor alimentar em 2020 chegou efetivamente na casa das pessoas. Saiu do seu espaço físico para o lar dos clientes. A digitalização trouxe avanços não apenas em canais, mas na comunicação e nos diferentes pontos de contato, viabilizando compras e entregas em diferentes horários, canais e formatos;

2 – Prover a última milha requer pensar na equação do modelo sem termos amplos, desde os entregadores (negócio justo) quanto em termos de modelo de negócio nos moldes das “darkstores” (locais exclusivos para armazenamento, separação e envio de produtos online, normalmente localizadas em centros urbanos, parecidas com lojas comuns, mas fechadas para o público);

3 – Os impactos significativos das vendas online no setor alimentar não substituíram as vendas das lojas físicas, que também cresceram mostrando que estes canais não competem entre si e sim colaboram;

4 – Dependendo do posicionamento da marca no setor alimentar (por ex: criar valor para o cliente) há oportunidades de criação de serviços na loja física para conviver saudavelmente com o crescimento online. Uma nova era de relacionamento e experiências podem ser criada (ex: a “Choperia” Dalben) para aumentar os motivos da ida à loja física;

5 – Em alguns formatos cuja distinção é o preço, o abastecimento e a reposição de produtos básicos e essenciais tiveram aumento de vendas e supérfluos, queda de vendas e surgiram novos essenciais. Em contrapartida aos hábitos de compartilhamento familiar da quarentena trouxeram crescimento de produtos de indulgência: pipoca, fermento (bolos), chocolates e bebidas. É importante pesquisar as novas cestas, a nova jornada e os novos hábitos;

6 – A indústria está a vida para apoiar o varejista portando ferramentas e inciativas digitais importantes. Há novas possibilidades para o Trademarketing digital como o comércio em tempo real (loja ao vivo) que impulsionam vendas em tempo real. São parcerias com empresas alimentares para ensinar clientes na criação de receitas, indústrias de beleza apoiando o cliente na aplicação de tintura, indústria de limpeza com dicas para a limpeza das casas. São possibilidades muito estimulantes para o varejo e indústria e o cliente é o maior beneficiado.

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Mercado&Consumo em Alerta vai reunir líderes da Netshoes, Caedu e T. Group

Próxima Postagem

“O desafio está em entender como integrar o físico com o digital”, afirma executiva da Dalben Supermercados

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
“O desafio está em entender como integrar o físico com o digital”, afirma executiva da Dalben Supermercados

"O desafio está em entender como integrar o físico com o digital", afirma executiva da Dalben Supermercados

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile