Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Meios de pagamento

Dinheiro e carteiras virtuais são métodos de pagamento menos utilizados no Brasil em 2023

Pix e cartão de crédito seguem em alta como as opções mais usadas pelos consumidores no país

Redação de Redação
31 de maio de 2023
no Meios de pagamento, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
Dinheiro e carteiras virtuais são métodos de pagamento menos utilizados no Brasil em 2023
[the_ad id="169690"]

Apenas 6,3% dos consumidores brasileiros usam dinheiro em espécie como principal forma de pagamento no Brasil, enquanto carteiras virtuais são ainda menos utilizadas, correspondendo a somente 1,6% das respostas. Os dados são da nova pesquisa do MelhorPlano.net, plataforma especializada na comparação de planos de telefonia e internet no Brasil. O estudo aponta o Pix (34,1%) e o cartão de crédito (32,6%) como os métodos de pagamento favoritos entre os entrevistados. Cartão de débito e boleto bancário aparecem logo em seguida, com 13% e 12,4%, respectivamente.

[the_ad id="138406"]

Ao longo do mês de maio, o MelhorPlano.net coletou um total de 2.823 respostas de usuários da plataforma com o objetivo de identificar quais são as preferências dos consumidores quanto a formas e tecnologias de pagamento no Brasil. O formulário consistia em três perguntas, sendo apenas a primeira, sobre os métodos de pagamento mais utilizados, obrigatória.

Menos de 10% dos respondentes já realizou transações por WhatsApp

O pagamento pelo aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp é realizado através do MetaPay, carteira virtual da empresa Meta. Apenas 8,5% das 1.019 respostas sobre o app afirmam já ter utilizado pelo menos uma vez o método de pagamento, enquanto os demais 91,5% nunca fizeram uso do recurso.

A maioria diz não realizar transações pelo WhatsApp por não saber como funciona (28,1%) ou por não se sentirem seguros com o método (26,9%). Já 15,3% dos participantes, menor parte dos respondentes, declaram não usar a rede para transferências, apesar de saberem como funciona.

Vale mencionar que nenhum dos usuários que marcaram nunca ter usado pagamento por WhatsApp por outro motivo tem carteira virtual como principal meio de pagamento, considerando os 638 que responderam todas as três perguntas da pesquisa. Pix (37%) e cartão de crédito (29,4%) foram as opções mais recorridas neste caso também.

Mais de 40% dos consumidores fazem uso de pagamento por aproximação no país

No que diz respeito ao uso de pagamento por aproximação, 42,2% das 639 respostas recebidas foram positivas quanto à utilização da tecnologia de Near Field Communication (NFC), disponível no Brasil desde 2015. Em contrapartida, cerca de 32,4% revelam não fazer uso do recurso por não se sentirem seguros.

Com informações de Mercado&Tech powered by Infracommerce.
Imagem: Shutterstock

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Consumidor compra menos itens no supermercado no primeiro trimestre

Próxima Postagem

Vibra anuncia reestruturação, cria 2 vice-presidências e nomeia Augusto Ribeiro com VP Finanças

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Vibra

Vibra anuncia reestruturação, cria 2 vice-presidências e nomeia Augusto Ribeiro com VP Finanças

[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.