Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Inovação

XP Investimentos adota inteligência artificial para otimizar atendimento e qualificação de leads

Com agente autônomo, corretora aprimora jornada de compra e direcionamento ao atendimento humano

Redação de Redação
31 de março de 2025
no Inovação, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
Fitch reafirma rating da XP em BB-, com perspectiva estável

A XP Investimentos implementou inteligência artificial conversacional para otimizar o atendimento ao cliente e melhorar a qualificação de leads na venda de consórcios. A solução, desenvolvida pela Blip, reduziu em 99,99% o tempo de resposta no WhatsApp e em 70% a necessidade de atendimentos humanos. Além disso, a eficiência do processo aumentou 3,6 vezes em comparação ao modelo anterior.

A tecnologia utilizada é baseada em um agente autônomo, capaz de fornecer respostas personalizadas e auxiliar na filtragem de potenciais compradores. Yolanda Castro, diretora de Produtos na Blip, explica que a ferramenta possibilita interações mais naturais e automatizadas. “Basta um clique em uma notificação ativa via WhatsApp ou contato através do aplicativo da XP para que a conversa se inicie. Em caso de real interesse do potencial cliente, ele é direcionado para o contato inteligente, que conduz a conversa com cinco perguntas norteadoras”, afirma.

Entre as questões abordadas no atendimento automatizado estão informações como tipo de consórcio, valor da carta de crédito e número de parcelas desejado. Mathias Moraes, coordenador do time de WhatsApp e chatbots da XP, destaca a versatilidade da plataforma e sua capacidade de adaptação.

“Hoje temos um bot que otimiza bastante o atendimento. Quando o cliente é direcionado para ele, utilizando uma estrutura 100% baseada em multi-agents, ele pode tirar dúvidas sobre o produto, contratação e outras soluções de forma rápida e fluida. O cliente sempre pode voltar atrás ou editar informações conforme desejar, tal qual um processo realizado por um humano”, explica Moraes. Após essa etapa, o contato qualificado é direcionado ao atendimento humano para finalização da negociação.

Yolanda ressalta que a adoção da inteligência artificial permitiu um maior controle sobre quais leads precisavam de interação humana, tornando o processo mais eficiente.

“Para melhor classificar os clientes que realmente poderiam estar interessados no produto da XP, desenvolvemos o contato inteligente a partir da IA generativa, que nos dá respostas personalizadas e desempenha diversas atividades simultâneas junto aos múltiplos agentes de IA que atuam em conjunto para realizar tarefas. Assim, os assistentes conseguem enviar respostas em tempo hábil”, conclui.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

NFL amplia atuação no Brasil com Lions e Eagles no Programa de Mercados Globais

Próxima Postagem

Petrobras reduz preço do diesel em R$ 0,17 a partir de 1º de abril

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
governo-leva-a-confaz-proposta-para-mudar-regulamentacao-do-icms-unico-do-diesel

Petrobras reduz preço do diesel em R$ 0,17 a partir de 1º de abril

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile