Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

Ecossistema de meios de pagamento e automação comercial como solução para o varejo

Tema foi debatido no TecToy 360º, evento promovido pela empresa de mesmo nome durante a Autocom 2023

Redação de Redação
31 de março de 2023
no Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Ecossistema de meios de pagamento e automação comercial como solução para o varejo

Pagar de forma rápida, sem fricção, escolhendo o meio que preferir. Essa é a experiência desejada por dez em cada dez consumidores hoje. Nem toda empresa do setor de varejo, no entanto, sabe como oferecer essa jornada totalmente fluida. E, entre as que sabem, muitas receiam não conseguir se aprofundar nas tecnologias disponíveis ou gastar muito com elas. Contar com um ecossistema integrando meios de pagamento e automação comercial pode ser a solução.

O tema foi debatido em um painel do TecToy 360º, evento promovido pela empresa de mesmo nome durante a Autocom 2023, maior feira de tecnologia voltada para automação do comércio da América Latina. O evento foi realizado nesta semana em São Paulo e contou com cobertura da Mercado&Consumo.

Para Wagner Silva, superintendente de Produtos da Cielo, as adquirentes, responsáveis pela transmissão, processamento e liquidação financeira das transações, têm um papel fundamental na simplificação de todos esses processos para o varejo.

“Vemos os consumidores e os clientes utilizando meios de pagamento digitais cada vez mais. Alguns clientes muitas vezes vão a uma loja física conhecer um produto, conversam pelo WhatsApp [com um vendedor] para entender um pouco mais, pesquisam nas redes sociais para ver as avaliações de outros consumidores. O adquirente tem o papel de simplificar cada vez mais o acesso a essas formas de pagamento”, afirma.

Ecossistema de meios de pagamento e automação comercial como solução para o varejo - Foto: Patricia Biancamano
Aiana Freitas, editora-chefe da Mercado&Consumo, Wagner Silva, superintendente de Produtos da Cielo, Carlos Malafaia, diretor de tecnologia da Banrisul Pagamentos, e Ricardo Rosemberg, superintendente do Banco Safra

Ricardo Rosemberg, superintendente do Banco Safra, concorda. “Quando falamos do adquirente, faz todo sentido ter integração e inteligência e oferecer um serviço mais completo para os clientes.” O resultado é deixar o varejo “livre” para se preocupar apenas com o que ele precisa fazer: vender. “A gente preserva os dois mundos. A preocupação do varejista é o negócio dele e nós entramos na ponta com tecnologia para automatizar aquilo que ele está vendendo.”

Carlos Malafaia, diretor de tecnologia da Banrisul Pagamentos, também destaca que esse é um caminho sem volta. “Com a chegada do smartphone e do Android, cuja tecnologia já é aberta, começamos a pensar em integrar essas duas questões, a criar apps de gestão de logística, de recorrência, uma série de soluções complementares para o lojista ter a automação necessária para cuidar do negócio dele.”

Para o executivo, essas iniciativas resultam em ganho para todos os envolvidos. “O estabelecimento [varejo] sai ganhando porque tem uma gestão muito melhor, agregando o pagamento e as funções do negócio. E nós ficamos mais robustos porque temos uma parceria.”

A Autocom é organizada pela Associação Brasileira de Tecnologia para o Comércio e Serviços (Afraac). Neste ano, pela primeira vez, o congresso geral contou com a curadoria de gestão e conteúdo da Gouvêa Experience.

Imagens: Shutterstock e Patricia Biancamano

Postagem anterior

TecToy está pronta para pagamentos com biometria facial

Próxima Postagem

Câmara aprova MP que altera preços de transferência de empresas em transações com o exterior

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Câmara

Câmara aprova MP que altera preços de transferência de empresas em transações com o exterior

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile