Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

Ecossistema de meios de pagamento e automação comercial como solução para o varejo

Tema foi debatido no TecToy 360º, evento promovido pela empresa de mesmo nome durante a Autocom 2023

Redação de Redação
31 de março de 2023
no Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Ecossistema de meios de pagamento e automação comercial como solução para o varejo

Pagar de forma rápida, sem fricção, escolhendo o meio que preferir. Essa é a experiência desejada por dez em cada dez consumidores hoje. Nem toda empresa do setor de varejo, no entanto, sabe como oferecer essa jornada totalmente fluida. E, entre as que sabem, muitas receiam não conseguir se aprofundar nas tecnologias disponíveis ou gastar muito com elas. Contar com um ecossistema integrando meios de pagamento e automação comercial pode ser a solução.

O tema foi debatido em um painel do TecToy 360º, evento promovido pela empresa de mesmo nome durante a Autocom 2023, maior feira de tecnologia voltada para automação do comércio da América Latina. O evento foi realizado nesta semana em São Paulo e contou com cobertura da Mercado&Consumo.

Para Wagner Silva, superintendente de Produtos da Cielo, as adquirentes, responsáveis pela transmissão, processamento e liquidação financeira das transações, têm um papel fundamental na simplificação de todos esses processos para o varejo.

“Vemos os consumidores e os clientes utilizando meios de pagamento digitais cada vez mais. Alguns clientes muitas vezes vão a uma loja física conhecer um produto, conversam pelo WhatsApp [com um vendedor] para entender um pouco mais, pesquisam nas redes sociais para ver as avaliações de outros consumidores. O adquirente tem o papel de simplificar cada vez mais o acesso a essas formas de pagamento”, afirma.

Ecossistema de meios de pagamento e automação comercial como solução para o varejo - Foto: Patricia Biancamano
Aiana Freitas, editora-chefe da Mercado&Consumo, Wagner Silva, superintendente de Produtos da Cielo, Carlos Malafaia, diretor de tecnologia da Banrisul Pagamentos, e Ricardo Rosemberg, superintendente do Banco Safra

Ricardo Rosemberg, superintendente do Banco Safra, concorda. “Quando falamos do adquirente, faz todo sentido ter integração e inteligência e oferecer um serviço mais completo para os clientes.” O resultado é deixar o varejo “livre” para se preocupar apenas com o que ele precisa fazer: vender. “A gente preserva os dois mundos. A preocupação do varejista é o negócio dele e nós entramos na ponta com tecnologia para automatizar aquilo que ele está vendendo.”

Carlos Malafaia, diretor de tecnologia da Banrisul Pagamentos, também destaca que esse é um caminho sem volta. “Com a chegada do smartphone e do Android, cuja tecnologia já é aberta, começamos a pensar em integrar essas duas questões, a criar apps de gestão de logística, de recorrência, uma série de soluções complementares para o lojista ter a automação necessária para cuidar do negócio dele.”

Para o executivo, essas iniciativas resultam em ganho para todos os envolvidos. “O estabelecimento [varejo] sai ganhando porque tem uma gestão muito melhor, agregando o pagamento e as funções do negócio. E nós ficamos mais robustos porque temos uma parceria.”

A Autocom é organizada pela Associação Brasileira de Tecnologia para o Comércio e Serviços (Afraac). Neste ano, pela primeira vez, o congresso geral contou com a curadoria de gestão e conteúdo da Gouvêa Experience.

Imagens: Shutterstock e Patricia Biancamano

Postagem anterior

TecToy está pronta para pagamentos com biometria facial

Próxima Postagem

Câmara aprova MP que altera preços de transferência de empresas em transações com o exterior

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Câmara

Câmara aprova MP que altera preços de transferência de empresas em transações com o exterior

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.