Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Tecnologia

Itaú passa a ‘alertar’ cliente via WhatsApp sobre possíveis golpes em transações

O cliente é informado a respeito por uma tela no aplicativo e, ao mesmo tempo, é notificado pelo banco através do WhatsApp

Redação de Redação
31 de janeiro de 2025
no Economia, Notícias, Tecnologia
Tempo de leitura: 2 minutos
Itaú golpes

O Itaú Unibanco começou neste mês a utilizar o WhatsApp para alertar aos clientes sobre tentativas de golpes. Com uso de inteligência artificial, o banco vai detectar transações fora do padrão de comportamento e que podem ser motivadas por tentativas criminosas de obter recursos.

Em uma transferência suspeita, por exemplo, o banco ativa um recurso chamado temporização, de acordo com regras do BC, antes de permitir que seja efetivada. O cliente é informado a respeito por uma tela no aplicativo e, ao mesmo tempo, é notificado pelo banco através do WhatsApp.

Essa mensagem pergunta o motivo da transferência. A partir da resposta do cliente, o chatbot envia informações sobre o possível golpe que foi identificado. Com isso, o cliente pode manter ou cancelar a operação. O comando é atualizado diretamente no aplicativo do banco.

Desde 2022, o banco alerta os clientes através do aplicativo de mensagens sobre transações suspeitas com cartão de crédito. Agora, a ideia é interagir mais, com dicas de segurança.

“A jornada de interação via WhatsApp visa ampliar a conscientização sobre os mais variados tipos de golpes e fraudes, impedindo que o cliente realize uma transação por impulso, sem refletir para onde o dinheiro está indo”, diz o superintendente de Segurança Corporativa do Itaú, Richard Bento.

“Cofrinhos”, ferramenta de organização financeira, que rende 100% do CDI

O Itaú Unibanco lançou para todos os clientes nesta segunda-feira, 27, uma ferramenta chamada “Cofrinhos”. Trata-se de “pastas” em que os clientes podem separar dinheiro para determinadas finalidades. As aplicações partem de R$ 1, e o saldo aplicado rende a 100% do CDI desde o primeiro dia.

O produto vinha sendo implementado em etapas desde o segundo semestre do ano passado. Agora, chegou a todos os clientes pessoas físicas, o que inclui os segmentos Uniclass e Personnalité, de média e alta renda. O banco afirma que, nessa etapa, muitos clientes começaram a investir através do produto, embora não detalhe em números.

O cliente pode criar uma reserva ou um objetivo específico para guardar dinheiro. No caso da meta, é possível definir valor e data final, e os “cofres” permitirão novos aportes a qualquer momento.

A funcionalidade é similar às que bancos digitais, como Nubank e PicPay, têm oferecido a clientes. No Itaú, é uma evolução de ferramenta do Iti lançada em 2022. O banco digital criado pelo conglomerado no começo desta década começaram a ser migrados para o “superapp” do Itaú no final do ano passado, como parte de um movimento que envolverá 15 milhões de usuários quando estiver completo.

Com informações de Estadão Conteúdo (Matheus Piovesana).
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Haifa inaugura fábrica em Minas Gerais e vê espaço para Brasil crescer fatia na receita global

Próxima Postagem

Cencosud expande na Argentina após adquirir operação dos Supermercados Makro e Basualdo

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Cencosud

Cencosud expande na Argentina após adquirir operação dos Supermercados Makro e Basualdo

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile