Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home ESG

Heineken expande programa de retornabilidade de embalagens

Expansão inclui capitais e cidades do interior, com novas unidades em supermercados

Redação de Redação
31 de janeiro de 2025
no Economia, ESG, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
Heineken

O Grupo Heineken anunciou a expansão do programa Volte Sempre, que promove a retornabilidade de embalagens de vidro por meio da conscientização de consumidores e pontos de venda. Com a parceria da Ambipar, a iniciativa prevê a instalação de novas retorna machines em supermercados de cidades já atendidas e a expansão para a capital e o interior de São Paulo, além de Porto Alegre (RS), Vitória (ES), Fortaleza (CE) e Recife (PE).

Segundo Felipe Lagrotta Nassar Cury, head de pós-consumo da Ambipar, “acreditamos no potencial da parceria com empresas que tenham o propósito de ampliar suas iniciativas ESG, como a Heineken, para juntos avançarmos na logística reversa de embalagens. Com a implementação da retorna machine, buscamos gerar o engajamento da população na destinação correta de resíduos pós-consumo, evitando que sejam encaminhados para aterros sanitários. Além disso, esses materiais tratados podem ser reinseridos na cadeia produtiva”.

A parceria também inclui a participação da Ambipar no ecossistema Heineken Spin, que busca superar barreiras logísticas em regiões com pouca infraestrutura de reciclagem. Em novembro de 2024, um hub de circularidade foi inaugurado em Pernambuco, com investimento de R$ 8 milhões.

Criado em 2018, o Volte Sempre iniciou suas operações em Belo Horizonte e Nova Lima (MG) e, desde 2023, expandiu-se para Salvador, Recife, Goiânia, Brasília, Rio de Janeiro, Curitiba, Florianópolis, Juiz de Fora, Aracaju, Maringá, Londrina e Campinas. Desde o lançamento, o programa processou 740 toneladas de vidro pós-consumo, o equivalente a 1,8 milhão de embalagens, evitando a emissão de 359 toneladas de CO² e reduzindo a extração de 888 toneladas de matéria-prima virgem.

Sistema de recompensas

O programa oferece recompensas por meio de dois sistemas digitais. O Tricoins, conectado ao aplicativo Ambipar Triciclo, permite a troca de pontos por cashback em produtos, descontos na conta de luz, crédito para celular, saldo em transporte público e aplicativos de delivery, conforme a localização. O Ponto Caco, vinculado ao Grupo Seiva, possibilita a troca de pontos por cashback em produtos da Heineken.

Letícia Medeiros, coordenadora de Sustentabilidade do Grupo Heineken, afirma que “o Programa Volte Sempre faz parte do calendário de ESG do Grupo Heineken e da meta de circularidade de Green Your City, plataforma de sustentabilidade e cultura de marca. Pela parceria com a Ambipar, acreditamos poder incentivar ainda mais pessoas a ter um maior engajamento em atitudes sustentáveis. Ter uma cadeia produtiva sustentável é prioridade e parte da missão da marca”.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Itaú protocola ação de responsabilidade contra ex-diretor financeiro e pede R$ 3,350 mi

Próxima Postagem

Nove em cada dez pessoas percebem a presença da publicidade nos aeroportos

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Nove em cada dez pessoas percebem a presença da publicidade nos aeroportos

Nove em cada dez pessoas percebem a presença da publicidade nos aeroportos

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile