Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

Supermercado ‘para empregar a família’ chega a 12 mil funcionários

Com 60 lojas, Savegnago faturou no ano passado R$ 5,5 bilhões

Redação de Redação
31 de janeiro de 2023
no Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 4 minutos
Supermercado 'para empregar a família' chega a 12 mil funcionários

Quase 50 anos atrás o descendente de italianos Aparecido Savegnago, que morreu há 16 anos e fundou a rede de supermercado que leva o seu sobrenome, percebeu que o negócio estava com os dias contados. Ele comprava arroz com casca, beneficiava e entregava a pequenos mercadinhos que vendiam o grão “na concha”. Na época, o arroz agulhinha começava a vir limpo e empacotado do Sul, onde estavam as grandes indústrias cerealistas.

Preocupado com fim do negócio e como poderia encontrar outro no qual toda família pudesse trabalhar junta, decidiu comprar uma loja de 300 metros quadrados, em Sertãozinho, no interior de São Paulo.

Era o começo do que hoje é a maior rede de supermercados do interior paulista e a 15ª do País, em faturamento, segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Um negócio que nasceu para garantir trabalho aos filhos e descendentes atualmente tem 12 mil empregados, faturou no ano passado R$ 5,5 bilhões, com 60 lojas.

Os planos da companhia são arrojados. Até 2026, a varejista quer vender R$ 10 bilhões por ano, ter 85 lojas, das quais 68 com a bandeira Savegnago, de supermercados, e 17 com a marca Paulistão, de atacarejo, que hoje tem apenas uma unidade. Os 12 mil funcionários devem pular para 15,5 mil em quatro anos.

Planejamento

Muito diferente do início, quando a expansão se deu em razão das oportunidades que foram surgindo, agora cada passo dado pela companhia é calculado.

“Hoje faço tudo com planejamento: pesquiso a praça onde vou entrar, faço orçamento, não posso ser irresponsável de tomar uma atitude e esse povo todo perder o emprego”, afirma Chalim Savegnago, filho do fundador e presidente executivo da rede. Ele disse que não imaginava em 1976, quando a empresa começou, que chegaria a ter 60 lojas.

Chalim, hoje com 63 anos, foi emancipado pelo pai aos 17 anos para virar seu sócio no negócio, junto com o irmão. Ele estudou pouco – completou o colegial – mas afirmou que aprendeu a administrar a empresa “com a vida”.

Na verdade, o empresário põe em prática o que cursos de MBA ensinam, a peso de ouro: funcionários bem tratados fazem a diferença na empresa. “Todo mundo tem que puxar a corda para um lado só”, diz, de forma simples, Chalim.

O comprometimento dos funcionários, diz o empresário, passa pela busca de resultados. A rede varejista distribui de 20% a 25% do lucro para os empregados. Normalmente, outras companhias não passam de 15%, afirmou.

A receita, na sua opinião, é simples para comprometer os trabalhadores. “Se você entrega para os funcionários um prêmio, você tem a recompensa, que é a dedicação e o esforço deles”, disse o empresário.

O presidente da rede cita outros dois pontos, aprendidos no dia a dia, e seguidos por ele na gestão da empresa. “Primeiro faço a coisa dar certo e, se der, com certeza vai dar dinheiro”, disse o presidente da rede de supermercados.

O outro ponto é sempre se colocar no lugar do outro e não fazer para ninguém o que você não gostaria que fizesse com você. Como exemplo, ele cita deixar um fornecedor esperando duas hora para ser atendido. “Se conduzir o dia a dia com respeito pelo ser humano, não tem jeito de dar errado”, disse o empresário.

Expansão

Chegar a cidade de São Paulo não está nos planos da líder do interior neste momento. A empresa, que começou em Sertãozinho, expandiu por etapas. Primeiro cresceu na região de Ribeirão Preto, pelas cidades vizinhas de Franca, Barretos e Bebedouro, por exemplo.

Depois a companhia foi para a região central do Estado, nos municípios de São Carlos, Araraquara, Rio Claro, Leme, Araras, Matão. Em abril de 2020, no início da pandemia, desembarcou em Campinas e cresceu para cidades ao redor, como Limeira, Piracicaba e Sumaré. No plano da companhia, antes de chegar à capital paulista, a rede tem de fincar bandeira em Jundiaí e região.

“O nosso foco é dominar o interior de São Paulo”, diz Chalim. Ele destacou que o formato de loja de atacarejo, mistura de atacado com varejo, da bandeira Paulistão, recentemente adquirida, é uma das prioridades da empresa. Tanto é que o atacarejo será responsável por quase o dobro da abertura de lojas, em relação ao formato supermercado, que estão previstas para ocorrer até 2026.

O empresário não revela quanto irá gastar na expansão da rede em quatro anos. Até hoje, a companhia cresceu reinvestindo os recursos da própria empresa e segundo Chalim, hoje não deve nada a bancos.

Familiar e de capital fechado, Chalim disse que a empresa não tem interesse em ir à Bolsa para abrir capital. Hoje muitos investidores batem à porta querendo ser sócios. “Eu precisava de sócio quando tinha uma loja só, agora eu não preciso”, afirmou.

Empresa prova que não existe ‘receita’ de sucesso

O consultor de varejo Eugênio Foganholo, sócio da Mixxer Desenvolvimento Empresarial, afirmou que a rede Savegnago é a prova de que o sucesso de uma varejista não tem receita única. Hoje existe dois pontos questionáveis na administração das empresas: colocar a família na gestão e financiar o crescimento com recursos próprios. A varejista contraria essa duas premissas.

“Não tem verdade absoluta no varejo”, disse. “O que existe são modelos que podem ser diferentes e bem-sucedidos.”

Com informações de Estadão Conteúdo (Márcia De Chiara)

Imagem: Divulgação

Postagem anterior

Josué Gomes aparece em lista para o conselho da Petrobras

Próxima Postagem

Americanas contrata Cristiano Zanin, advogado que defendeu Lula na Lava Jato

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Americanas contrata Cristiano Zanin, advogado que defendeu Lula na Lava Jato - Crédito: Reprodução TRF4

Americanas contrata Cristiano Zanin, advogado que defendeu Lula na Lava Jato

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.