Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

Carro brasileiro tem menor emissão em todo o ciclo de vida, aponta Anfavea

Estudo mostra que matriz energética renovável faz o país liderar em eficiência, mesmo com veículos a gasolina

Redação de Redação
30 de outubro de 2025
no Economia, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
veículos

A Anfavea, entidade que representa as montadoras, apresentou nesta quinta-feira, 30, um estudo produzido em parceria com a consultoria BCG que aponta os carros brasileiros como os de menor pegada de carbono, numa comparação com os principais mercados do mundo.

O levantamento compara as emissões de diferentes tecnologias de automóveis – combustão interna, híbridos e elétricos – no conceito do berço ao túmulo. Ou seja, engloba o impacto ambiental em todo o ciclo de vida do veículo, desde a extração e produção dos insumos, incluindo as baterias dos motores elétricos, até o descarte do produto.

Carros puramente elétricos ou abastecidos apenas com etanol, tanto convencionais quanto híbridos, emitem menos no Brasil do que qualquer tecnologia nos outros países, graças à matriz energética renovável brasileira. Mesmo se abastecido com gasolina, considerando a mistura de 30% de etanol no combustível, um carro híbrido emite quase 20% menos carbono no Brasil do que um automóvel puramente elétrico em uso na China, um dos mercados comparados no estudo, junto com Estados Unidos e União Europeia.

Automóveis convencionais – isto é, sem auxílio de motor elétrico – movidos somente a gasolina também mostram emissões menores no Brasil do que nos demais mercados, assim como também emitem menos na comparação com carros híbridos em circulação na China, onde a principal fonte de energia é o carvão e a produção de baterias tem alto impacto ambiental.

Segundo o presidente da Anfavea, Igor Calvet, os cálculos trazidos pelo estudo, o primeiro a avaliar das emissões em todo o ciclo de vida do produto, mostram que a matriz energética mais limpa do G20 dá ao Brasil uma vantagem única na descarbonização. Na comparação de todos os tipos de combustível, ressalta, os carros produzidos no Brasil emitem menos em todo o ciclo.

“O Brasil tem os veículos mais sustentáveis entre os principais mercados”, disse Calvet durante apresentação do estudo à imprensa.

Ele acrescentou que a tecnologia flex, que permite abastecer o carro tanto com etanol quanto com gasolina, já possibilita ao Brasil reduzir as suas emissões enquanto avança na introdução dos carros híbridos e elétricos.

“O Brasil parte de uma base energética mais limpa. Temos uma vantagem que, claro, pode ser melhorada, mas já estamos bem na foto”, afirmou o presidente da Anfavea.

Conforme o estudo, o carro com a maior pegada de carbono no mundo é o veículo a combustão produzido e usado na China.

Com informação do Estadão de Conteúdo (Eduardo Laguna).
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Stellantis tem receita líquida de 37,2 bilhões de euros no 3º trimestre

Próxima Postagem

Americanas leva experiência imersiva de KitKat ao Shopping Interlagos

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Indústria

McCain anuncia investimento de R$ 1,8 bilhão na expansão de sua fábrica em Araxá

31 de outubro de 2025
NRF Retail's Big Show

O novo papel da loja físca como centro de experiência e conveniência será destaque na NRF

31 de outubro de 2025
Economia

CMN aprova normas para empréstimos de R$ 4 bilhões a companhias aéreas

31 de outubro de 2025
Latam
Economia

Latam reforça malha internacional para 2026 e mira retorno ao Oriente Médio

31 de outubro de 2025
Ao lado de Lula, CEO da Volkswagen anuncia R$ 16 bi em investimentos para lançar 16 carros
Economia

Volkswagen terá versões híbridas para todos os novos modelos a partir de 2026

31 de outubro de 2025
NRF Retail's Big Show

Inteligência Artificial e cenário global devem dominar debates da NRF 2026

31 de outubro de 2025
Economia

Bancos iniciam mutirão de renegociação de dívidas no sábado, em cenário de inadimplência em alta

31 de outubro de 2025
Varejo

Fórmula 1: Shell Select inaugura loja temática em São Paulo

31 de outubro de 2025
Próxima Postagem

Americanas leva experiência imersiva de KitKat ao Shopping Interlagos

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile