Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

Stellantis compra 20% da chinesa Zhejiang Leapmotor em aposta em veículos elétricos

As duas companhias formarão uma joint venture com sede na Europa

Redação de Redação
30 de outubro de 2023
no Economia, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
Stellantis

A Stellantis, proprietária da Chrysler, Fiat e Jeep entre outras várias marcas, disse na quinta-feira, 26, que estava gastando o equivalente a cerca de US$ 1,6 bilhão para comprar uma participação de cerca de 20% na Zhejiang Leapmotor Technology, que lhe dará direito a dois assentos no conselho e o direito de se tornará exportador exclusivo da Leapmotor. As duas companhias formarão uma joint venture com sede na Europa, na qual a Stellantis deterá 51%.

O acordo gera comparações com o investimento de US$ 700 milhões da Volkswagen na Xpeng, outra fabricante chinesa de veículos elétricos, em julho.

Ambas podem ser interpretadas como admissões de que os fabricantes de automóveis ocidentais precisam da tecnologia chinesa de veículos elétricos, tal como os chineses outrora precisavam da tecnologia ocidental de motores a gasolina.

Mas enquanto a Volkswagen e a Xpeng trabalham em conjunto no desenvolvimento de veículos com o emblema VW para o mercado chinês, a Stellantis e a Leapmotor estão se unindo para vender modelos Leapmotor fora da China.

A VW está preocupada com a queda da sua participação no mercado chinês, que liderou até o início deste ano. A Stellantis, que praticamente deixou a China depois de se desentender com um anterior parceiro, está preocupada com a sua participação em outros mercados.

As empresas chinesas podem produzir veículos elétricos 30% mais baratos do que as ocidentais, de acordo com a pesquisa da Stellantis. À medida que os chineses começarem a exportar de forma mais agressiva, essa diferença de custos pode se tornar um problema existencial para grandes grupos globais como Stellantis, Toyota e Volkswagen.

“Estou colocando no meu portfólio uma montadora chinesa que pode competir com os concorrentes chineses”, disse o CEO, Carlos Tavares, em teleconferência com analistas.

Com informações de Estadão Conteúdo (Dow Jones Newswires)
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Maiores pagadoras do Brasil, Petrobras e Vale reduzem dividendos

Próxima Postagem

X, antigo Twitter, perdeu 65% do valor, segundo um dos investidores da empresa

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
X anuncia parceria com Visa para permitir pagamentos e carteira digital na plataforma

X, antigo Twitter, perdeu 65% do valor, segundo um dos investidores da empresa

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile