Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Franquias

Faturamento das franquias de alimentação cresce 8,1% no país

Redação de Redação
30 de outubro de 2018
no Franquias, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos

Alimentação é, individualmente, o segmento de maior peso e um dos mais tradicionais e consolidados do franchising brasileiro. De acordo com balanço da ABF sobre o desempenho do sistema, de junho de 2017 ao mesmo mês deste ano, o faturamento total das franquias foi de R$ 168,360 bilhões, dos quais R$ 21,544 bilhões foram das redes de alimentação. Isso representa um crescimento de 8,1% na receita do segmento.

Além da melhora de importantes indicadores macroeconômicos – como a queda da inflação e da taxa básica de juros (Selic), do leve aumento dos índices de confiança do consumidor e da indústria – o setor de franquias foi aquecido pela retomada da expansão das redes e do crescimento de nichos específicos, como os de alimentação saudável. O segmento de Alimentação foi um dos mais beneficiados com a Copa do Mundo, que atraiu mais consumidores aos estabelecimentos nos dias de jogos.

Para este ano, as expectativas também são positivas para o mercado de foodservice em geral, que deve se recuperar da crise econômica dos últimos anos. Um nicho de destaque é o da culinária asiática, um dos mais tradicionais do segmento de Alimentação do franchising brasileiro e que responde a 9% das franquias do segmento. De acordo com a última avaliação da Pesquisa Setorial de Food Service da ABF, o subsegmento de comida asiática cresceu 2% em faturamento em 2017. Um exemplo deste nicho é a rede Jin Jin, que opera predominantemente em shopping centers.

Em 2018, além do formato buffet em praça de alimentação e quiosque Jin Jin Sushi, a marca lançou, na cidade de Londrina, a primeira loja no modelo de container, juntamente com a rede Montana. O novo formato, que tem custo de investimento menor em relação às lojas tradicionais, leva a atuação para além dos shoppings e inclui os serviços de delivery e retirada no balcão.

Com 78 unidades distribuídas em 11 estados brasileiros, mais o Distrito Federal, a franquia teve R$150 milhões de faturamento em 2017. Até o fim deste ano, deverão ser inauguradas unidades em todas as regiões por meio de seu modelo de negócio e a companhia espera ter 15% de aumento no faturamento até o final do ano.

Ainda de acordo com o estudo, a “reinvenção” pode ser considerada a palavra de ordem para o segmento de Alimentação na atualidade. Lançar mão de novos formatos e investir em tecnologia da informação são dois fatores relevantes para as redes. Entre os tipos de negócios considerados mais interessantes para se investir, Quiosques foi a opção de 50% dos respondentes e Lojas de menu reduzido ficou com 47,3%. Este é o caso da rede de franquias Água Doce Sabores do Brasil que lançou um modelo mais enxuto, com cardápio reduzido e opções de pratos individuais.

A rede, que conta com 80 unidades em nove estados brasileiros mais o Distrito Federal, decidiu apostar neste modelo mais enxuto voltado a shopping centers, centros empresariais, supermercados e locais com alta movimentação de pessoas. A operação conta com opções adaptadas do cardápio original da rede.

Diferente das demais unidades da rede, os processos da modalidade Express agregam tecnologia para finalização dos pratos, que chegam prontos à cozinha e são finalizados na unidade em poucos minutos. Isso permite que o atendimento seja rápido e prático, mas sem perder a qualidade e o sabor característico do alimento. O modelo de negócio também permite que haja um investimento reduzido de, em média, R$ 250 mil, com prazo de retorno que varia de 24 a 36 meses e faturamento médio mensal de R$ 80 mil.

Postagem anterior

Tanqueray Flor de Sevilla chega ao portfólio brasileiro da Diageo

Próxima Postagem

Calçados Bibi instala vending machine em maternidade de Porto Alegre

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Calçados Bibi instala vending machine em maternidade de Porto Alegre

Calçados Bibi instala vending machine em maternidade de Porto Alegre

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.