Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home E-commerce

E-commerce tem gap de profissionais preocupante no Brasil

Solução pode estar em força-tarefa das empresas

Redação de Redação
30 de setembro de 2022
no E-commerce, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
compras e-commerce

O e-commerce ultrapassou a barreira do olhar de futuro e se transformou em uma importante realidade de mercado. A pandemia acelerou o processo, sem dúvida, mas há o entendimento de que esse dia chegaria por um evolução natural da sociedade e do comportamento do consumidor.

“O e-commerce assumiu uma responsabilidade absurda. Passou a ser estratégico em qualquer mercado. As maiores empresas da China, da América Latina, dos EUA, são empresas de e-commerce”, revela Tiago Baeta, fundador do projeto E-Commerce Brasil, que anualmente realiza, em São Paulo, o maior evento voltado ao mercado de comércio eletrônico na América Latina.

Porém a impressão é que o mercado não estava preparado para tal transformação. Ou pelo menos precisaria de um tempo maior de adaptação. Principalmente em respeito à mão-de-obra especializada.

“Não é fácil digitalizar. Para as grandes empresas é mais tranquilo. Mas e para as pequenas e médias? Como a pequena empresa vai conseguir surfar essa onda?”, questiona Tiago.

Solução

Esperar pela inserção de uma nova cultura educacional, mesmo que a estratégia seja de adaptação ou especialização do que já se tem nos dias de hoje, pode ser arriscado por não alcançar a rápida evolução do mercado.

Então a solução pode estar “dentro de casa”, na união de empresas que compartilham das mesmas dores.

“Não temos profissionais de mercado para o e-commerce. E o gap é tão grande que não vai ser a academia que vai formar. As empresas têm que assumir essa responsabilidade. E todas elas juntas, porque não vai ser uma sozinha que vai formar. Se você segurar o seu conhecimento, a pessoa que sair vai compartilhar e a empresa vai ficar para trás”, alerta Tiago.

Ana Szasz, Diretoria de Marketing da Infracommerce, ecossistema de comércio digital para marcas e varejistas, concorda com Tiago Baeta.

“Esse é um ponto importante. Muita gente quer saber como participar. Como fazer parte. O que precisa é trazer o conhecimento. Estar disposto a falar do problema real. Da vida como ela é. Mostrar realmente quais são as dores”, analisa Ana.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Cresce número de empreendedores com menos de 30 anos no setor de tecnologia

Próxima Postagem

Boticário lança Botiverso, plataforma de aceleração de creators focada no TikTok

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Boticário lança Botiverso, plataforma de aceleração de creators focada no TikTok

Boticário lança Botiverso, plataforma de aceleração de creators focada no TikTok

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile