Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home ESG

Ambev anuncia primeiras fábricas carbono neutro no Brasil

Até o final deste ano, empresa quer adequar outras quatro fábricas para terem operações neutras na emissão de carbono

  • de Redação
  • 4 anos atrás
Ambev carbono

A produtora de bebidas Ambev anunciou sua primeira cervejaria e sua primeira maltaria carbono neutro do Brasil. O processo de descarbonização dessas duas fábricas faz parte do plano de metas estabelecido em 2018 pela empresa relacionadas a sustentabilidade.

A cervejaria de Ponta Grossa, no Paraná, e a maltaria em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, já tinham sido projetadas com conceito de baixo carbono, mas as mudanças aconteceram recentemente. Nos últimos 5 anos, as fábricas passaram por uma redução de 90% na emissão de carbono até atingirem a neutralização de carbono.

“Além de todas as alterações operacionais do nosso processo produtivo e logístico, que permitiram a redução de 90% das emissões, também investimos em projetos que geram créditos de carbono e compensam as emissões residuais de nossa cadeia produtiva”, afirma Rodrigo Figueiredo, vice-presidente de Sustentabilidade e Suprimentos da Ambev.

A empresa afirma que esse procedimento com as duas unidades faz parte do processo de descarbonização da companhia como um todo. Parte do plano é, até o final deste ano, adequar outras quatro fábricas para terem operações neutras na emissão de carbono.

Ao todo, a companhia já gastou o equivalente a R$ 137 milhões em tecnologia sustentável e limpa para as suas operações. A mudança nas duas fábricas é equivalente a 9.700 toneladas de CO2 não emitidas anualmente, o mesmo que 1.300 carros a menos nas ruas do Brasil.

Plano de metas

Em 2018, a Ambev definiu quatro metas como fundamentais para possuir e desenvolver uma cadeia produtiva mais sustentável e com menos carbono possível. A empresa colocou o ano de 2025 como data para atingir as seguintes metas:

  • A eletricidade comprada pela empresa deve vir 100% de fontes renováveis, e também o compromisso na redução de 25% nas emissões de carbono ao longo da cadeia de valor.
  • Melhorar a qualidade e a disponibilidade da agua para todas as comunidades em áreas de grande estresse hídrico que se relacionam com a Ambev.
  • Adoção de 100% de seus agricultores que tenham sido treinados e possuam estrutura financeira para um plantio sustentável.
  • Desenvolvimento de 100% dos produtos da companhia em embalagens retornáveis ou feitas, majoritariamente, de conteúdo reciclado.

“Não podemos falar de um caminho rumo ao carbono neutro e net zero sem que todos os parceiros e fornecedores que fazem parte da cadeia de grandes companhias também estejam nessa jornada”, finaliza Figueiredo.

Imagem: Divulgação

  • Categories: ESG, Inovação, Notícias
  • Tags: ações sustentáveisbaixo carbonoBrasilClientescomportamentoconsumidorconsumoemissões de carbonoestratégiaexperiênciainovaçãoinovaçõesmarcasmeio ambientemercado&consumoredução de emissõesserviçossustentabilidadesustentabilidade econômicasustentávelvarejo

Conteúdo Relacionado

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

de Redação 9 de junho de 2025

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

de Redação 9 de junho de 2025

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

de Redação 9 de junho de 2025

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

de Redação 9 de junho de 2025

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

de Redação 9 de junho de 2025

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

de Redação 9 de junho de 2025

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

de Redação 9 de junho de 2025

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

de Redação 9 de junho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile