Presente no Brasil desde 2019, a marca alemã de artigos de papelaria Staedtler projeta dobrar seu faturamento global até 2029 e tem o País como uma de suas peças-chave nessa jornada. Com mais de 180 anos de história, a companhia planeja investir na ampliação do portfólio no mercado brasileiro, com produtos de papelaria “fofa” e parcerias com artistas.
Como parte de sua estratégia global de crescimento e expansão, a Staedtler está transformando seu modelo de negócio, deixando de ser apenas uma fabricante de artigos de papelaria para se tornar uma empresa centrada no consumidor.
“Essa mudança se traduz em um portfólio mais ajustado, uma comunicação que fala a linguagem do público brasileiro e uma presença mais ativa nos canais onde o consumidor está, sejam papelarias físicas, marketplaces ou redes sociais”, explica Alexandre Facci, diretor da Staedtler Brasil. O executivo afirma que, na prática, isso significa deixar de ser uma marca distante e focada apenas no funcional.
Facci também é responsável por fortalecer a presença da Staedtler no Brasil, conectando-se com crianças, profissionais e entusiastas da arte, além de replicar as ações sociais, educativas e os projetos de sustentabilidade que fazem parte do DNA da empresa.
“Tradicionalmente, empresas como a Staedtler sempre colocaram o produto no centro — e com razão. Mas hoje, o desafio vai além da excelência técnica. O consumidor precisa ser ouvido, compreendido e atendido com mais velocidade, empatia e contexto”, acrescenta.
A Staedtler também tem avançado na área de sustentabilidade, tendo eliminado o PVC das embalagens e substituído por plástico PET, 100% reciclável em sistemas comuns de coleta seletiva. A empresa já é capaz de suprir 70% de suas necessidades de madeira de forma sustentável e pretende operar com 100% de energia renovável até 2030.
Imagem: Divulgação





