A Apple afirmou que irá adiar a oferta de novos recursos planejados para usuários na União Europeia (UE), como o serviço de rastreio e registro de “lugares visitados”, quando lançar a atualização de software iOS 26 ainda este ano, pois as regulamentações estão tornando mais difícil trazê-los para o mercado na região.
A fabricante do iPhone disse que ainda está analisando outros recursos que podem não estar disponíveis na UE e trabalhando para encontrar soluções para entregar recursos o mais rápido possível.
A gigante norte-americana precisa cumprir o Digital Markets Act (DMA), uma lei europeia projetada para conter o poder de mercado das maiores empresas de tecnologia do mundo.
A Apple criticou a norma e disse que ela degrada a qualidade de seus produtos, expõe os usuários a riscos de privacidade e segurança e torna mais complicado o lançamento de novos recursos de software na Europa.
Multa
Órgãos de fiscalização da União Europeia (UE) multaram a Apple e a Meta em abril em € 700 milhões (cerca de R$ 4,5 bilhões), nas primeiras ações com base em uma lei em vigor desde o ano passado que regula a concorrência digital no bloco de 27 países.
À Apple, a Comissão Europeia impôs punição de € 500 milhões (R$ 3,2 bilhões) por impedir que os fabricantes de aplicativos indiquem aos usuários opções mais baratas fora de sua loja virtual, a Apple Store. Já a Meta foi multada em € 200 milhões (R$ 1,2 bilhão) por forçar usuários do Facebook e do Instagram a escolher entre ver anúncios personalizados ou pagar para evitá-los.
Apple e Meta têm de cumprir as decisões dentro de 60 dias ou correrão o risco de “multas periódicas” não especificadas, informou a comissão.
Com informações de Estadão Conteúdo (Dow Jones Newswires).
*Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado
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