Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

Dia das mães: entidades do comércio entram em conflito sobre a data

Redação de Redação
30 de abril de 2020
no Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
Dia das mães

Tratado como o “Natal” do primeiro semestre para o comércio varejista, a celebração do Dia das Mães – religiosamente comemorado no segundo domingo de maio – virou motivo de discórdia em 2020. Diante das medidas restritivas impostas por diversos estados do país, com o intuito de conter o avanço da disseminação do novo coronavírus (Covid-19), lojistas e shopping centers se veem num cenário desafiador, com portas fechadas e receitas comprometidas.

Pressionado pela reabertura do comércio, o governador de São Paulo, João Doria, disse em reunião virtual do Comitê Empresarial Econômico – a qual reuniu 328 empresários – que, neste momento, não é possível afrouxar as medidas restritivas. Sugeriu, no entanto, uma alternativa insólita para mitigar o declínio nas vendas da data comemorativa: realizar o Dia das Mães em julho. A saída proposta é apoiada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, a CNC, mas foi rechaçada por diversas entidades do setor.

Para Fabio Bentes, economista da CNC, não há clima para se celebrar o Dia das Mães em maio. Um levantamento realizado pela entidade aponta uma perda estarrecedora de 86 bilhões de reais do comércio varejista entre os dias 15 de março e 18 de abril. O valor equivale a um declínio de 39% no faturamento do mercado em relação ao período pré-pandemia. Segundo a Fundação Getulio Vargas, a FGV, o índice de confiança do consumidor retraiu 22 pontos em abril, na comparação com março deste ano, caindo para 58,2 pontos. É o menor patamar em 15 anos, quando a instituição iniciou a série histórica.

“A confiança dos consumidores chegou ao piso histórico muito rápido”, diz Bentes. “Há uma queda sem precedentes no varejo. Hoje, não há clima para qualquer consumo além do essencial. Adiar o Dia das Mães para julho, por exemplo, poderia fazer com que o comércio tivesse um resultado menos negativo.”

Um dos fatores que demonstram o clima de incerteza é o aumento da inadimplência, já registrado por algumas entidades financeiras. A Boa Vista ouviu recentemente 600 brasileiros e identificou que 52% deles afirmam não terem condições de pagar suas contas integralmente nos próximos meses. Segundo o levantamento, divulgado nesta quarta-feira, 29, 80% dos entrevistados já fizeram revisão no orçamento familiar.

“Há uma apreensão muito grande em relação ao mercado de trabalho. As pessoas não querem assumir um endividamento neste momento. E é bom lembrar sempre que o brasileiro consome muito parcelado. Se ele percebe que há uma ameaça ao emprego, ele segura esse consumo”, afirma Bentes, que estima uma perda entre 30% e 35% para o comércio varejista na data.

“No início do ano, nós projetávamos um crescimento entre 5% e 10% para as vendas do Dia das Mães”. A CNC calcula ainda que o comércio varejista costuma gerar cerca de 20 mil vagas de empregos formais a cada ano para o Dia das Mães, algo que não acontecerá em 2020 devido às medidas restritivas que estrangularam o varejo.

Um dos mercados que mais deve sofrer com as portas fechadas na semana do Dia das Mães é o comércio de vestuário. Segundo Fernando Pimentel, presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção, a Abit, as vendas da data representam mais de 10% do faturamento desse mercado ao ano, pouco menos do que os números que são registrados no período do último bimestre, que compreende a Black Friday e o Natal.

“Surgiu essa discussão em termos de uma data alusiva ao Dia das Mães no mês de julho, onde a situação, imagina-se, seria melhor para o funcionamento do comércio e a circulação das pessoas. Mas o Dia das Mães é uma data consolidada no calendário nacional, que dificilmente deixará de ser celebrada em maio”, diz.

Hoje, a produção têxtil está “semiparalisada”, segundo Pimentel. “Só está funcionando a produção de itens voltados ao mercado hospitalar [máscaras de tecido, por exemplo]. O que será vendido no varejo em maio é o que já estava nos estoques”, conclui. A Associação Brasileira do Varejo Têxtil (Abvtex), por sua vez, também declara-se contra a alteração da data.

“Os varejistas já estão com as suas campanhas em curso. Várias regiões estão com o comércio aberto”, diz Edmundo Lima, diretor executivo da entidade. “Entendemos que também é necessário criar outros eventos comerciais até o final do ano para promover uma retomada do consumo e fortalecer o mercado”, afirma. Ressalta-se que os estados do Rio de Janeiro e de São Paulo, onde as medidas restritivas são mais severas (e onde há mais casos do vírus no país), são responsáveis por 26% da receita do mercado têxtil brasileiro.

Com informações do portal Veja.
* Imagem reprodução

Postagem anterior

Crédito liberado durante a pandemia precisa alcançar mais empresários

Próxima Postagem

Shopping Centers: como e por que apoiar o pequeno varejista?

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
shopping center e o novo normal

Shopping Centers: como e por que apoiar o pequeno varejista?

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.