Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home ESG

Curso da Fundação Bunge forma nova turma e amplia mão de obra qualificada na panificação

A iniciativa oferece formação técnica e socioemocional para jovens iniciarem atuação no mercado com carteira assinada

  • de Redação
  • 9 meses atrás

A Fundação Bunge formará, no dia 30 de outubro, jovens de 18 a 29 anos da Baixada Fluminense (RJ) no curso De Grão em Pão, que oferece capacitação em panificação, confeitaria e culinária. Os novos profissionais iniciarão suas atividades em padarias da região com carteira assinada. Além da formação técnica, os participantes receberam treinamento socioemocional com foco no planejamento profissional.

O programa De Grão em Pão, que também ocorre em São Paulo (SP) e Recife (PE), já formou 120 profissionais e espera capacitar mais 45 alunos neste semestre. Em janeiro, será aberto um novo processo seletivo para interessados em ingressar no curso em 2025.

A formação busca responder à falta de mão de obra qualificada no setor de panificação, que, segundo a Associação Brasileira da Indústria da Panificação e Confeitaria (Abip), enfrenta um déficit de 140 mil profissionais no Brasil, principalmente para as funções de padeiro, salgadeiro e confeiteiro. Na Baixada Fluminense, há 210 vagas em aberto, conforme o Sindicato das Indústrias de Alimentos e Bebidas da região (Simapan).

“O De Grão em Pão ajuda a suprir essa demanda por profissionais qualificados, ao mesmo tempo em que abre um leque de oportunidades para jovens, em uma das faixas etárias mais desempregadas do país. Segundo o último Censo do IBGE, existem 47 milhões de jovens no Brasil, sendo que 31 milhões deles são de baixa renda. Com o curso, oferecemos uma porta para ingresso desses jovens em um mercado pujante”, afirma Cláudia Calais, diretora-executiva da Fundação Bunge.

Bunge

Além das aulas técnicas, a formação inclui conteúdos socioemocionais em parceria com a Fundação Wadhwani, com foco em competências valorizadas no mercado de trabalho, como relacionamento interpessoal, organização e autoconhecimento.

O treinamento envolve práticas em plataformas de aprendizagem com simulações de situações reais, utilizando metodologias de ensino centradas nas necessidades do empregador e feedbacks instantâneos, alguns por Inteligência Artificial.

O curso De Grão em Pão conta com parcerias da Academia Bunge, Fundação Wadhwani, Harald Chocolates, Sampapão, Sindicato da Indústria de Panificação de Pernambuco e Simapan.

Imagem: Divulgação

  • Categories: Destaque do dia, ESG, Foodservice, Gestão, Notícias
  • Tags: BrasilBungecapacitaçãocrescimentoDe Grão em PãoEconomiaempresasESGestratégiaFaturamentofoodservicegestãoinvestimentomarcasmercadonegóciosserviços

Conteúdo Relacionado

Justiça coloca 'watchdogs' para conferir contas da Oi após ver indícios de 'impropriedades'

de Redação 21 de julho de 2025

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

de Redação 21 de julho de 2025

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

de Redação 21 de julho de 2025

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

de Redação 21 de julho de 2025

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

de Redação 21 de julho de 2025

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

de Redação 21 de julho de 2025

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

de Redação 21 de julho de 2025

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

de Redação 21 de julho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile