Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Eventos

Mega Fórum LATAM Retail Show: Empreendedorismo envolve muitos sonhos e riscos

Redação de Redação
29 de agosto de 2019
no Eventos, Latam Retail Show, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
[the_ad id="169690"]

Diante do cenário de crise econômica, muitos brasileiros decidiram investir no próprio negócio como fonte de renda. Sobre este assunto, Daniel Funis, VP de América Latina da Farfetch; José Carlos Semenzato, presidente da SMZTO Holding de Franquias; João Kepler, sócio e diretor da Bossa Nova Investimentos, e João Appolinário, fundador da Polishop, realizaram o painel “O Empreendedorismo que transforma o Brasil”, durante o Mega Fórum do LATAM Retail Show. A conversa contou com a mediação de Luiz Alberto Marinho, sócio-diretor da GS&Malls.

[the_ad id="138406"]

A Farfetch é uma empresa que reúne marcas e parceiros de moda de luxo, estando presente em mais de 50 países. “Nosso negócio é bem sucedido porque solucionou um problema de pequenas boutiques, pensando que são empresas familiares, com lojas apenas na Espanha, na Itália, em poucos lugares. Nós demos visibilidade e solução para estes varejistas”, contou Daniel. De acordo com o executivo, a empresa tem um dos sites mais acessados do mundo. 35% das vendas das marcas brasileiras atendidas pela Farfetch são exportadas, assim, a atuação da empresa ajuda estas empresas a crescer.

Kepler compartilhou sua experiência como dono de um e-commerce de ingressos, quando procurou um empréstimo e teve o pedido negado. Ele acreditava que mostrando funcionários uniformizados e carro com nome na porta iria encantar e conseguir o investimento. O problema é que ele não tinha um negócio escalável. Sugeriram que ele tornasse seu site uma plataforma para e-commerce, dando estrutura para os concorrentes. Assim ele fez, reduzindo sua equipe. O negócio deu certo e ele passou a ganhar muito.

[the_ad id="99067"]

Diante da própria dificuldade, ele conheceu o conceito de investidor anjo e viu a dificuldade que os empreendedores têm para conseguir empréstimos. “Entendendo que quem empreende no Brasil, empreende em qualquer lugar, já que as dificuldades são enormes, vi que era preciso investir nos primeiros estágios dos negócios”, contou Kepler. Assim, ele se tornou um investidor anjo.

Semenzato iniciou sua apresentação alertando: “Para empreender é preciso tomar uma dose grande de risco”. Ele também compartilhou sua trajetória, começando por sua infância pobre. “Quando eu tinha 12 anos, minha mãe era dona de casa e decidiu vender coxinha para aumentar a renda. Eu comecei a planejar minha rota de vendas, meu plano de distribuição e fazer viagens com os salgados para vender. Eu vi que o trabalho, gerar renda, trazia coisas boas. Eu fiz minha mãe comprar um fusca”, narrou o executivo.

Ele trabalhou tirando copias aos 14 anos, virou gerente, investiu em cursos e em qualificação. “Aos 22 anos, tive a ideia de criação da Microlins, com todos os insights e cursos”. A empresa foi vendida em 2010 por 220 milhões, mesmo tendo falido em 1994, com o início do Plano Real. Neste período de dificuldades, ele transformou o negócio em franquias, com apenas uma unidade própria. Aos poucos Semenzato conseguiu se recuperar e iniciou o merchandising no Brasil, por meio da doação de produtos para programas de televisão. Em 2011, ele teve a ideia de iniciar a holding SMZTO, negócio que mantém até hoje. De acordo com o empresário, “quem quiser empreender tem que ter muita resiliência para superar os momentos difíceis”.

Appolinário contou que iniciou a Polishop há 20 anos, pensando que o varejo precisava de algo novo. A empresa começou com filmes na televisão, catálogos e só depois lojas físicas. Hoje, a empresa tem uma rede de pessoas que desejam empreender e vendem produtos da Polishop. “Somos focados em benefícios, não em produtos”, explicou o empresário.

O fundador da Polishop afirmou que quer oferecer o melhor para o consumidor. “Eu quero que as nossas lojas sejam um grande parque de diversões.” Ele contou que estava no shopping com o filho e foi proibido de entrar em uma loja porque estava tomando sorvete. O empresário comentou que aquela loja ia fechar, o que de fato aconteceu. E resumiu: “O negócio é oferecer uma experiência diferente para o consumidor”.

* Foto: Terassan Fotografia

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

“Para mudar o hábito, analise seu meio ambiente e escolha qualquer movimento que consiga dar regularidade”

Próxima Postagem

“Temos de competir no valor agregado”

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
“Temos de competir no valor agregado”

“Temos de competir no valor agregado”

Por favor login para participar da discussão
[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.