Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

Indicador da Boa Vista de Movimento do Comércio aponta para alta de 1,5% em maio

Além do Dia das Mães, liberação do saque ao FGTS movimentou o comércio

Redação de Redação
29 de junho de 2022
no Economia, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
indicador-da-boa-vista-de-movimento-do-comercio-aponta-para-alta-de-15-em-maio

O cenário para o varejo continua bastante fragilizado por uma inflação que insiste em não se dobrar diante das sucessivas altas de juro. Mas ainda assim, o Indicador da Boa Vista de Movimento do Comércio – indicador antecedente de vendas – aponta um avanço de 1,5% em maio relativamente a abril.

Isso significa que se o indicador da Boa Vista confirmar aderência às vendas de maio, mês em que foi comemorado o Dia das Mães, a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) de maio poderá trazer números mais robustos que os anotados em abril.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em abril as vendas do comércio pelo conceito de varejo restrito, aquele que exclui venda de veículos e materiais de construção, cresceram 0,3% em relação a março. Pelo conceito de varejo ampliado – esse abarca também as vendas de veículos e materiais de construção – subiram 0,8%.

A PMC do IBGE referente ao mês de maio está prevista para ser divulgada no próximo dia 13 de julho.

Segundo o economista da Boa Vista, Flavio Calife, o desempenho do varejo no mês sucedeu uma alta de 0,9% em abril na mesma base de comparação, mas ainda registra queda de 0,8% no trimestre móvel encerrado em maio contra o trimestre móvel imediatamente anterior, de acordo com dados dessazonalizados.

Na série de dados originais o indicador recuou 1,8% na comparação interanual, mas o resultado acumulado no ano segue positivo, com uma alta de 1,1% contra o mesmo período do ano passado. Já na análise de longo prazo, medida pela variação acumulada em 12 meses, o indicador não só desacelerou como também voltou a mostrar uma retração do setor, de 0,2%, ante um crescimento positivo de 1,3% até o mês de abril.

A alta no mês, segundo a Boa Vista, contou com diversos fatores, dentre eles, a liberação do saque ao FGTS, que segundo o Ministério da Economia beneficiou cerca de 24,9 milhões de trabalhadores, injetando algo próximo de R$ 17,9 bilhões na economia.

“Vale ressaltar que o FGTS também deverá contribuir para o setor no mês de junho, dado que os saques se encerraram no dia 15 deste mês. Outro ponto importante foi o aumento da confiança dos comerciantes no mês, mais motivados, talvez, devido ao Dia das Mães”, disse Calife.

Mas, mais do que isso, de acordo com ele, é válido ressaltar que os números do mercado de trabalho tiveram boa evolução entre os meses de março e abril. A taxa de desemprego caiu de 11,1% para 10,5%, o menor nível desde fevereiro de 2016, quando bateu a marca de 10,3% da População Economicamente Ativa (PEA).

O problema, segundo a Boa Vista, continua sendo a inflação e a taxa básica de juros. A primeira até desacelerou de abril para maio, de 12,13% para 11,73%, mas ainda continua elevada. A Selic, que se encontra agora em 13,25% ao ano, de acordo com Calife, já começou a surtir efeito, mas o custo de recolocar a inflação numa trajetória que leve à meta tende a ser uma taxa Selic alta por mais tempo.

Com informações de Estadão Conteúdo

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Musk tem dados do Twitter, mas obter número de contas falsas pode ser difícil

Próxima Postagem

Bancos adotam o WhatsApp para atrair clientes avessos a aplicativos

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
bancos-adotam-o-whatsapp-para-atrair-clientes-avessos-a-aplicativos

Bancos adotam o WhatsApp para atrair clientes avessos a aplicativos

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.