Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Foodservice

Giraffas lança raio-X dos hábitos alimentares dos consumidores na praça de alimentação

Pesquisa foi realizada com base no comportamento de 70 mil consumidores diários da rede fast food

Redação de Redação
29 de março de 2024
no Foodservice, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
Giraffas

Um estudo realizado pela rede de refeições Giraffas lança luz sobre os hábitos alimentares dos brasileiros na praça de alimentação em 2023. Baseado em uma amostragem significativa de mais de 70 mil consumidores diários da rede – totalizando 25 milhões em 2023 – o levantamento oferece insights sobre as tendências, preferências e comportamentos alimentares do País.

O estudo destaca que a carne vermelha representa 51,7% do consumo de proteínas animais em pratos e sanduíches, enquanto o frango ocupa uma fatia significativa de 39,16%. Carne suína e peixe representam 6,5% e 1,77%, respectivamente.

Os dados por tipo de proteína revelam que dos 26 estados brasileiros, apenas dois têm um consumo mais acentuado da proteína do frango em pratos e sanduíches. São eles: Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte. Lanches com hambúrguer de carne são mais consumidos nos estados do Acre, Tocantins e Mato Grosso.

O comportamento de consumo de bebidas junto das refeições também apresenta padrões regionais distintos, com o Sul liderando o consumo de bebidas alcoólicas, seguido pelo Nordeste e Sudeste. Outro dado interessante é o crescimento do compartilhamento de pratos e lanches entre os consumidores do Giraffas especialmente nas regiões Norte, Sul e Sudeste. Ao todo, 10% das vendas da rede, hoje, são de refeições compartilhadas.

Aumento do ticket

Os dados sobre o aumento do ticket médio ao longo dos anos indicam uma mudança nos padrões de consumo, refletindo uma tendência de gasto maior por visita na Praça de Alimentação. O ticket médio em janeiro de 2024 foi de R$47,22, representando um aumento de R$11 nos últimos 4 anos, que pode ser atribuído à inflação e também às refeições compartilhadas.

A preferência por sobremesas também merece atenção, com a casquinha liderando as vendas e representando mais de 50% do faturamento de sobremesas da Rede Giraffas em 2023. Em termos de bebidas, o refrigerante continua a ser a escolha dominante, em quase 70% dos pedidos, seguido de suco (15%) e água (12%). Cerveja e chá representam 4,5% e 0,8%, respectivamente.

“A divulgação desses dados é um marco para o Giraffas e para o mercado de alimentação. Estamos oferecendo um verdadeiro raio-x dos hábitos alimentares dos nossos consumidores, algo inédito até então”, ressalta Carlos Guerra, fundador e CEO da rede Giraffas. “Esse lançamento não será pontual. Estamos comprometidos em realizar essa análise com frequência para acompanhar as mudanças e tendências do mercado“.

Com informações de Mercado&Food
Imagem: Reprodução

Postagem anterior

Bacalhau será substituído por peixe “mais em conta” no cardápio dos brasileiros no feriado

Próxima Postagem

Páscoa a prazo: redes de varejo parcelam de ovo de chocolate a bacalhau em até dez vezes

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Páscoa a prazo: redes parcelam de ovo de chocolate a bacalhau em até dez vezes

Páscoa a prazo: redes de varejo parcelam de ovo de chocolate a bacalhau em até dez vezes

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile