Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

Economia é o que mais preocupa a população com o surto da Covid-19

Redação de Redação
29 de março de 2020
no Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
economia coronavírus

O impacto do novo coronavírus (Covid-19) na economia é a principal preocupação para 48% das pessoas ouvidas no estudo “Human Truths in a Time of Coronavirus: Part 1”, realizado pela Truth Central, centro de inteligência do McCann Worldgroup.

Realizado em 14 países, o levantamento aponta que o medo relacionado à economia supera o medo da perda de vidas, que é o principal temor para 43% dos entrevistados. Em terceiro lugar, 32% estão preocupados que os “vulneráveis” sejam isolados, enquanto 21% temem perder o emprego ou enfrentar dificuldades financeiras. Já 28% se preocupam com a falta de suprimentos e 14% temem que as pessoas se tornem mais racistas quando a pandemia acabar.

Os países mais apreensivos em relação aos impactos econômicos são os EUA (56%), o Canadá (54%) e o Japão (54%). Argentina (53%) e Reino Unido (52%) estão mais preocupados com o quadro de mortes.

Falta de confiança no governo
A pesquisa também constata a desconfiança das pessoas nas instituições: somente 14% dos respondentes acreditam que o governo está bem preparado para lidar com o surto do novo coronavírus. O índice de confiança é menor no Japão (5%) e no Reino Unido (6%). Mais da metade das pessoas (61%) concordam que são responsáveis pela própria segurança, ante 39% que acreditam que as instituições têm o dever de mantê-las seguras.

Somente um terço das pessoas creem que ficarão bem caso contraiam o vírus. Os norte americanos são os mais otimistas (58%), seguidos pelos canadenses (54%) e pelos britânicos (47%). Os japoneses (13%) e os italianos (19%) são os menos propensos a achar que ficarão bem se forem infectados.

Em meio a tantas preocupações, porém, 90% dos entrevistados conseguem enxergar um lado positivo associado à pandemia: 54% das pessoas afirmam que a sociedade irá considerar o que realmente importa na vida, enquanto 39% dizem que passarão mais tempo com a família. Também foram citadas a diminuição nas emissões de carbono (37%), bons meses (17%), aumento da fé (14%) e folgas no trabalho (12%).

Insegurança no emprego
Apenas 18% das pessoas consultadas acreditam que seu empregador está agindo de acordo com o que é melhor para seus funcionários. Japão (35%), Canadá (29%) e Alemanha (27%) são os países mais preocupados com a perda de seus empregos.

Consumo
Se precisassem escolher uma categoria de produto para economizar durante o lockdown, 44% responderam que economizariam itens da despensa, como comida enlatada, arroz e macarrão, enquanto 18% economizariam suprimentos médicos e 13% economizariam entretenimento. Já 11% economizariam entretenimento (livros, streaming e jogos). Outros 7% escolheram redes sociais e 6% mencionaram álcool.

Para os jovens, a maior preocupação é a perda de emprego e a dificuldade financeira. Nos EUA, 39% dos jovens com idade entre 25 e 34 anos temem perder seus empregos ou sofrer impactos financeiros em comparação com 12% dos mais velhos (45 a 54). Os jovens com idade entre 18 e 24 anos também se preocupam com o fato de as pessoas se tornarem mais racistas após a pandemia. Essa preocupação é maior na Espanha (17%).

Com informações do portal Meio & Mensagem
* Imagem reprodução

Postagem anterior

7 em cada 10 lojistas preferem funcionamento do varejo em horário especial

Próxima Postagem

Marcas estão ajudando a população contra o novo coronavírus

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Marcas estão ajudando a população contra o novo coronavírus

Marcas estão ajudando a população contra o novo coronavírus

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile