Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

Economia é o que mais preocupa a população com o surto da Covid-19

Redação de Redação
29 de março de 2020
no Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
economia coronavírus

O impacto do novo coronavírus (Covid-19) na economia é a principal preocupação para 48% das pessoas ouvidas no estudo “Human Truths in a Time of Coronavirus: Part 1”, realizado pela Truth Central, centro de inteligência do McCann Worldgroup.

Realizado em 14 países, o levantamento aponta que o medo relacionado à economia supera o medo da perda de vidas, que é o principal temor para 43% dos entrevistados. Em terceiro lugar, 32% estão preocupados que os “vulneráveis” sejam isolados, enquanto 21% temem perder o emprego ou enfrentar dificuldades financeiras. Já 28% se preocupam com a falta de suprimentos e 14% temem que as pessoas se tornem mais racistas quando a pandemia acabar.

Os países mais apreensivos em relação aos impactos econômicos são os EUA (56%), o Canadá (54%) e o Japão (54%). Argentina (53%) e Reino Unido (52%) estão mais preocupados com o quadro de mortes.

Falta de confiança no governo
A pesquisa também constata a desconfiança das pessoas nas instituições: somente 14% dos respondentes acreditam que o governo está bem preparado para lidar com o surto do novo coronavírus. O índice de confiança é menor no Japão (5%) e no Reino Unido (6%). Mais da metade das pessoas (61%) concordam que são responsáveis pela própria segurança, ante 39% que acreditam que as instituições têm o dever de mantê-las seguras.

Somente um terço das pessoas creem que ficarão bem caso contraiam o vírus. Os norte americanos são os mais otimistas (58%), seguidos pelos canadenses (54%) e pelos britânicos (47%). Os japoneses (13%) e os italianos (19%) são os menos propensos a achar que ficarão bem se forem infectados.

Em meio a tantas preocupações, porém, 90% dos entrevistados conseguem enxergar um lado positivo associado à pandemia: 54% das pessoas afirmam que a sociedade irá considerar o que realmente importa na vida, enquanto 39% dizem que passarão mais tempo com a família. Também foram citadas a diminuição nas emissões de carbono (37%), bons meses (17%), aumento da fé (14%) e folgas no trabalho (12%).

Insegurança no emprego
Apenas 18% das pessoas consultadas acreditam que seu empregador está agindo de acordo com o que é melhor para seus funcionários. Japão (35%), Canadá (29%) e Alemanha (27%) são os países mais preocupados com a perda de seus empregos.

Consumo
Se precisassem escolher uma categoria de produto para economizar durante o lockdown, 44% responderam que economizariam itens da despensa, como comida enlatada, arroz e macarrão, enquanto 18% economizariam suprimentos médicos e 13% economizariam entretenimento. Já 11% economizariam entretenimento (livros, streaming e jogos). Outros 7% escolheram redes sociais e 6% mencionaram álcool.

Para os jovens, a maior preocupação é a perda de emprego e a dificuldade financeira. Nos EUA, 39% dos jovens com idade entre 25 e 34 anos temem perder seus empregos ou sofrer impactos financeiros em comparação com 12% dos mais velhos (45 a 54). Os jovens com idade entre 18 e 24 anos também se preocupam com o fato de as pessoas se tornarem mais racistas após a pandemia. Essa preocupação é maior na Espanha (17%).

Com informações do portal Meio & Mensagem
* Imagem reprodução

Postagem anterior

7 em cada 10 lojistas preferem funcionamento do varejo em horário especial

Próxima Postagem

Marcas estão ajudando a população contra o novo coronavírus

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Marcas estão ajudando a população contra o novo coronavírus

Marcas estão ajudando a população contra o novo coronavírus

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.