Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

Daniel Shapiro fala sobre as emoções envolvidas em uma negociação

Redação de Redação
29 de janeiro de 2018
no Notícias, NRF Retail's Big Show
Tempo de leitura: 2 minutos

Daniel Shapiro, diretor do Programa de Negociação da Universidade de Harvard e um dos maiores nomes mundiais em Negociação realizou uma apresentação no Retail Executive Summit, realizado pela GS&MD em Nova York. O principal tema da conversa foi as dimensões emocionais da Negociação.

Fabiana Mendes, sócia-diretora da GS& Friedman, destaca a importância do assunto: “O tema Negociação é de grande interesse do público e uma chave fundamental para o sucesso em qualquer tipo de negócio ou relacionamento. Se preparar para negociar qualquer coisa que seja é crítico para atingir o objetivo estabelecido”.

Para Shapiro, um caminho promissor para ser bem sucedido nas negociações é saber lidar com as dimensões emocionais que estão sempre presentes nelas. Ele destacou as 5 emoções chave comuns aos participantes de uma negociação:

Apreço: demonstrar que você compreende e aprecia com quem está se negociando elimina a competitividade;

Autonomia: mostrar que o interlocutor tem controle sobre ele mesmo e sobre a situação, que tem liberdade para tomar as próprias decisões;

Afiliação: trata-se da conexão emocional estabelecida entre você e seu interlocutor, transformar a negociação para que as duas partes saiam satisfeitas;

Status: reconhecer o status e a validade do ponto de vista do outro, mas também saber se posicionar. “Ele mencionou já ter visto muitas negociações saindo pelo ralo pelo simples falto de alguém ter sido diminuído na negociação pela sua raça, gênero ou posição”, destacou Fabiana;

Envolvimento: envolver a outra parte no processo, além de não conduzir a negociação como apenas uma obrigação.

Conhecer estas emoções e a outra parte envolvida podem ser a garantia de sucesso. Estando consciente, o negociador poderá agir e reagir de forma mais rápida e mais equilibrada a qualquer emoção ou situação negativa que ocorra durante o processo de negociação. Por isso, a preparação e o conhecimento do interlocutor pode fazer toda a diferença no contexto da negociação.

Shapiro destacou a visão errada de que o outro é um adversário a ser vencido. Fabiana comentou sobre um dos pontos mais importantes: a necessidade de compreensão. “Para estabelecer um processo de negociação positivo, Shapiro recomenda que cada interlocutor busque sempre entender a perspectiva do outro, encontre méritos no que o outro pensa e principalmente comunique esta percepção”, disse.

*Imagem reprodução

Postagem anterior

Forno de Minas inicia exportação para a China

Próxima Postagem

GPA inaugura em sua sede espaço dedicado à inovação

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
GPA inaugura em sua sede espaço dedicado à inovação

GPA inaugura em sua sede espaço dedicado à inovação

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile