Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Foodservice

Foodservice registra recuperação, mas enfrenta desafios com mão de obra e consumo

55% dos operadores reportaram alta no faturamento, e sustentabilidade e inovação se tornam focos estratégicos

Redação de Redação
28 de dezembro de 2024
no Foodservice, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
Foodservice

O setor de foodservice no Brasil apresentou sinais de recuperação em 2024, com 55% dos operadores indicando aumento no faturamento no primeiro semestre em comparação ao ano anterior e 86% reportando lucratividade.

Os dados são da pesquisa “Alimentação Hoje: a visão dos operadores de foodservice”, realizada pela ANR (Associação Nacional de Restaurantes), Galunion e Abia (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos). O levantamento ouviu 453 marcas, que representam mais de 7.400 pontos de venda, entre setembro e outubro deste ano.

O estudo aponta que 74% dos respondentes são operadores independentes com até três lojas, enquanto 13% correspondem a grandes redes ou franquias. A maior parte das operações está localizada no Sudeste (61%), e 40% delas possuem trajetória de mais de 10 anos.

“O ano de 2024 mostrou sinais de recuperação para o setor de alimentação fora do lar, com alguns estabelecimentos apresentando bons números. No entanto, é fundamental salientar que o segmento ainda atravessa um momento delicado, com grande parte dos estabelecimentos ainda sentindo os reflexos dos últimos anos. Os empreendedores estão se adaptando às novas condições do mercado, o que contribui para esse processo de retomada, mas ainda temos um longo caminho a percorrer”, afirma Fernando Blower, diretor-executivo da ANR.

Delivery e vale-refeição

O delivery segue como importante canal de faturamento, representando até 40% da receita para 25% dos operadores. Contudo, 11% ainda não implementaram esse serviço. Já o vale-refeição é aceito por 69% dos estabelecimentos, sendo que, para 27%, representa de 11% a 20% do faturamento.

“O mix de meios de pagamento mudou ao longo do tempo, com opções como PIX e cartão ganhando mais relevância. Isso indica que o vale-refeição é importante para parte do mercado, mas não para todos”, analisa o estudo.

Desafios com mão de obra e retenção

Contratar e reter profissionais qualificados é um desafio para 59% dos entrevistados. Entre as dificuldades apontadas estão a escassez de profissionais qualificados (34%), os altos custos com pessoal (28%) e a retenção de talentos (25%). Além disso, 43% dos operadores mencionam a queda no consumo, com menor gasto médio e frequência de visitas dos clientes.

“Para superar esses obstáculos, é preciso manter o time motivado e engajado, oferecendo um atendimento diferenciado e personalizado aos clientes. Sabemos que valorizar o colaborador é fator importante de performance”, afirma Simone Galante, fundadora e CEO da Galunion.

Inovação e sustentabilidade

A pesquisa mostra que 77% dos operadores investem em inovação de produtos, enquanto 65% apostam na comunicação da marca em diferentes mídias. Promoções e combos são foco de 63% dos estabelecimentos, e 47% realizam lançamentos sazonais ou por tempo limitado.

No campo da sustentabilidade, 91% dos operadores fazem controle de desperdício, 86% incentivam o consumo consciente e 73% utilizam embalagens ambientalmente responsáveis. “Inovar constantemente exige compreender o que faz sentido para os seus consumidores nas ocasiões de consumo mais relevantes do momento. Após a pandemia, temos tanto a questão de produtos economicamente acessíveis como o fortalecimento da experiência e do encontro entre as pessoas”, comenta Galante.

Projeção de crescimento

A pesquisa projeta expansão de 4% a 5% no setor de foodservice em 2024, alcançando R$ 257,7 bilhões em vendas da indústria de alimentos no mercado interno, um crescimento de 9,7% em relação a 2023.

“Esse resultado destaca a relevância do canal para o setor alimentício e reforça a necessidade de investimentos contínuos em inovação e um comportamento colaborativo com distribuidores e operadores, a fim de identificar as oportunidades e atender, com agilidade, as demandas dos consumidores, ávidos por novidades”, afirma João Dornellas, presidente executivo da Abia.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Visa facilita cadastro e vai testar pagamento via débito no Click to Pay em 2025

Próxima Postagem

Governo brasileiro suspende emissão de vistos a trabalhadores da BYD

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Governo brasileiro suspende emissão de vistos a trabalhadores da BYD

Governo brasileiro suspende emissão de vistos a trabalhadores da BYD

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile