Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Varejo

Interesse pela Black Friday cai mais de 50% entre os brasileiros em 2024, aponta pesquisa

Levantamento do Semrush também analisou os termos relacionados a data mais pesquisados pela população

Redação de Redação
28 de novembro de 2024
no Black Friday, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
O impacto da Black Friday nos pequenos e médios e-commerce's do Brasil

O momento de foco na experiência e no consumo consciente, que vem ganhando fôlego no varejo dia pós dia, pode estar afetando o comportamento do consumidor em datas especiais como a Black Friday. Um levantamento da Semrush, plataforma de marketing digital especializada em visibilidade online, aponta que o interesse pela data caiu 52,5% em relação ao ano anterior, com as pesquisas despencando de 8 milhões em outubro de 2023 para 3,8 milhões no mesmo mês deste ano. No cenário global, a queda foi mais sutil, com um declínio de apenas 2,3% em relação ao ano anterior.

“O declínio nas buscas reflete um consumidor que não se deixa levar pelo impulso, mas que avalia mais criticamente o valor das ofertas. As pessoas estão mais conscientes, buscando tanto o menor preço quanto o que realmente atende às suas necessidades e expectativas”, revela Erich Casagrande, líder de marketing da Semrush Brasil. Segundo Casagrande, esse novo perfil representa um usuário mais seletivo e atento à veracidade das promoções, exigindo das marcas transparência e propostas que realmente façam sentido no contexto atual de suas vidas e prioridades.

O levantamento também investigou quais foram os termos relacionados à data mais pesquisados pela população nacional. Em outubro de 2024, “Black Friday” e “Black Friday 2024” lideraram o ranking com 673 mil pesquisas cada. Já “quando é a Black Friday” somou 135 mil buscas, seguido por “Black Friday data”, com 33,3 mil, e “esquenta Black Friday”, com 18,1 mil buscas. Esses dados sugerem um interesse mais direcionado para o planejamento da data e para informações específicas, em vez de uma busca frenética por ofertas.

“Analisar os termos mais buscados é essencial para que comerciantes e varejistas entendam o que o consumidor está realmente procurando”, analisa Casagrande. “Ao incorporar essas palavras-chave em conteúdo, descrições de produtos e campanhas, as marcas podem aumentar sua visibilidade e relevância nas buscas, potencializando suas chances de atrair um público mais qualificado. A Black Friday é uma oportunidade única, e alinhar a estratégia de SEO com os interesses reais do cliente pode ser o diferencial entre ser encontrado ou ignorado em meio à concorrência”, finaliza do executivo.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Brazil Potash, com projeto de potássio na Amazônia, levanta US$ 30 milhões em IPO em Nova York

Próxima Postagem

Disney amplia ações publicitárias no Disney+ e adiciona recursos de segmentação

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Disney

Disney amplia ações publicitárias no Disney+ e adiciona recursos de segmentação

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.