Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Economia

Robôs, diversificação de cadeia e sustentabilidade são tendências para o setor de logística

O levantamento foi feito pela DHL e divulgado para auxiliar na jornada de transformação dos negócios

Redação de Redação
28 de novembro de 2022
no Economia, Logística, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
tendências logística
[the_ad id="169690"]

De olho nas tendências que irão determinar a direção dos negócios e o setor de logística, a DHL divulgou a 6º Edição do DHL Logistic Trend Radar. Entre as tendências estão a descabonização, robôs, Big Data, diversificação de cadeia de suprimentos e energia alternativa são apontadas como as de maior impacto para transformar a logística.

[the_ad id="138406"]

Com publicações a cada dois anos, o DHL Logistic Trends Radar aponta tendências sociais, econômicas e tecnológicas fundamentais para o setor de logística. Desde 2015, mais de 70 mil visitantes se reuniram nos centros de inovação da DHL para trocar experiências com especialistas da empresa e entre eles. Ao final, as descobertas são consolidadas e apresentadas através do estudo para ajudar a moldar outros negócios e tecnologias.

“Estamos observando os negócios transformarem a logística de uma operação silenciosa nos bastidores para um ativo estratégico que gera valor”, explicou Katja Busch, diretora-executiva comercial da DHL e chefe do DHL Customer Solutions and Innovation.

A executiva ainda ressaltou que ao divulgar as tendências do evento, eles estão convidando os clientes e parceiros a moldar a era da logística. “Acreditamos que ter sucesso no futuro requer inspiração e inovação, muita troca e colaboração intensa”, finalizou.

Segundo Klaus Dohrmann, vice-presidente de inovação para a Europa, os clientes, parceiros e colegas utilizam o estudo como uma forma de se orientar para o futuro. “Na edição deste ano, lançamos novas tendências que se tornaram mais relevantes no setor de logística, como pesquisa visual computacional, IA interativa, etiquetas inteligentes e DEIB (diversidade, igualdade, inclusão e pertencimento)”, comentou.

Sustentabilidade

O tema de sustentabilidade ambienta segue ganhando força internacionalmente, e o relatório deste ano apontou para o aprofundamento de pontos específicos. As novas tendências de grande impacto são a descarbonização, energia alternativa, circularidade e liderança ambiental.

Sobre a descabonização, o Fórum Econômico Mundial recentemente descobriu que que uma cadeia de suprimentos net-zero aumentará os preços, em média, não mais que 4%. Na mesma linha, com muito clientes dispostos a pagar um valor maior por opções mais sustentáveis, as companhias estão investindo em soluções visando a descarbonização.

Já na parte de energia alternativa, as empresas devem investir no planejamento de frotas elétricas. Dos U$ 755 bilhões investidos na transição de energia em 2021, 36% foram destinados a transportes elétricos.

Uma tendência com potencial para mudar os modelos de negócio é a circularidade. Atualmente, apenas 8,5% do consumo de material total da sociedade é reciclado.

Automação e eficiência

No ritmo do aumento da demanda do consumidor, o estudo apontou que as empresas precisarão começar a buscar tecnologias de automação para auxiliar na produtividade. Entre as estratégias mais citadas para isso, foram citados os robôs móveis e robôs estacionários para ambientes internos.

No caso dos robôs móveis em ambientes internos, eles podem movimentar mercadorias de um ponto a outro e ajudar a descarregar contêineres e caminhões. Já os estacionários, podem ser posicionados em pontos estratégicos em armazéns ou centros para otimizar processos.

Diversificação da Cadeia

Com a existência de possíveis interferências climáticas, geopolíticas e até de saúde, as organizações devem buscar diversificar as cadeias de suprimento. A aquisição de várias fontes, parcerias com fornecedores concorrentes e seleção de mais provedores em mais países e regiões, são algumas estratégias.

Além disso, ampliar o ecossistema de fornecedores e expandir redes de fabricação e a distribuição são medidas que levam a cadeia a ter mais resiliência. Dentre as empresas consultadas pela DHL, 76% planejam fazer mudanças significativas em sua base de fornecedores nos próximos 2 anos.

“A sustentabilidade definitivamente ainda é um tópico muito relevante para nossos clientes hoje, mas garantir a resiliência da cadeia de suprimentos está subindo para o primeiro lugar na transformação da logística” destacou Dohrmann.

Imagem: Shutterstock

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Varejo farmacêutico é destaque na Black Friday e cresce 25,9% em vendas

Próxima Postagem

Faturamento na Black Friday cai 28% e e-commerce tem pior desempenho para data

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Faturamento na Black Friday cai 28% e e-commerce tem pior desempenho para data

Faturamento na Black Friday cai 28% e e-commerce tem pior desempenho para data

[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.