Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Gestão de pessoas

Renner leva transformação digital para a gestão de pessoas

Redação de Redação
28 de setembro de 2020
no Gestão de pessoas, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
Renner

As transformações provocadas no varejo pela crescente digitalização e integração dos canais de venda, associadas às limitações impostas pela pandemia da Covid-19, lançaram desafios inéditos para a gestão de pessoas nas empresas. Na Lojas Renner, com 24 mil colaboradores no Brasil, Uruguai e Argentina, a resposta foi a aceleração de iniciativas inovadoras, dentro do processo de transformação digital da Companhia.

As inovações incluem a aplicação de inteligência artificial na seleção de talentos e na recomendação de conteúdos pela Universidade Renner; a ampliação das ferramentas digitais de aprendizado e interação – incluindo a digitalização completa do programa de trainees; a consolidação de novas formas de organização do trabalho; e a utilização da rede social corporativa para a realização de lives internas com os principais executivos.

O objetivo é reforçar a capacitação, o engajamento e o bem-estar das equipes, além do ambiente de colaboração entre elas. “A transformação digital está presente em todas as áreas do nosso negócio, de forma transversal, usando a tecnologia a serviço das pessoas. Na pandemia, tivemos uma rápida capacidade de reação para acelerar projetos que beneficiassem nossos colaboradores neste momento de adaptação vivido por toda a Companhia”, afirma a diretora de Gente e Desenvolvimento, Clarice Martins Costa.

No ano passado, a varejista já havia iniciado testes com home office para parte dos times administrativos, uma experiência que foi formalmente lançada no início de 2020 e ampliada a partir do distanciamento social exigido pela Covid-19. Além disso, passou a trabalhar com parte dos times em squads, ágeis na tomada de decisão, com mais experimentação e operando períodos curtos – dia após dia, semana após semana.

Também houve adaptações nos processos de incorporação e integração de novos colaboradores. O programa de trainees, existente há quase 30 anos e responsável pela formação de 77% dos gerentes e demais executivos da Lojas Renner, formou sua primeira turma online durante a pandemia. Já o processo de recrutamento passou a empregar sistemas de inteligência artificial e machine learning para tornar mais rápida e assertiva a identificação dos talentos alinhados à cultura e aos propósitos da empresa.

Mais de 100 horas de treinamento em média por ano

No início de 2020, a Companhia aperfeiçoou a sua plataforma de educação corporativa, a Universidade Renner, que existe desde 2000 no formato online. Este ano, houve a ampliação da oferta de conteúdos produzidos internamente e a introdução de uma série de conteúdos de fora da empresa. Hoje, são mais de 50 provedores externos. A universidade corporativa utiliza inteligência artificial e análise de dados para sugerir os catálogos mais adequados às competências e aos planos de crescimento individuais, funcionando como uma espécie de “Netflix da educação”.

Opções de compartilhamento de conteúdos pelos usuários, fóruns de discussão e grupos de mentoria são outros instrumentos que contribuem para o desenvolvimento por meio da Universidade Renner. Só em 2019, foram proporcionadas em média 103 horas de treinamento por colaborador, com investimentos de R﹩ 67 milhões no período.

Fomento a ideias disruptivas

No ano passado, como parte da sua jornada de transformação digital, a Lojas Renner lançou o Programa Circuito, que prevê uma agenda contínua de conexão com parceiros do ecossistema de educação e inovação, para promover trocas de conhecimento sobre novas competências e skills essenciais às carreiras do futuro, bem como projetos colaborativos que gerem valor ao setor e à sociedade.

O programa conta com 50 embaixadores na Companhia e já rende frutos. Em 2020, o Circuito propôs desafios e maratonas relacionados à estratégia do negócio. Um deles foi o Supply Challenge: projeto de mentoria que desenvolveu soluções de gestão buscando contribuir com os pequenos fornecedores da cadeia do varejo têxtil. No fim de maio, a Renner também começou a testar um programa com foco no intraempreendedorismo, que potencializa a inovação na área de desenvolvimento de produtos, o COLAB.

Os resultados de todas as ações de desenvolvimento de pessoas da Companhia ficam evidentes na pesquisa que apresenta um alto índice de engajamento dos colaboradores Lojas Renner, de 89%. Outro indicador é a participação na rede social corporativa. Desde o lançamento da plataforma, em fevereiro de 2020, o número de usuários ativos mensalmente deu um salto de 4,5 mil para 20 mil, o equivalente a mais de 80% do quadro total de pessoal.

As lives internas promovidas na rede social corporativa com os principais executivos da Lojas Renner, para atualizar as equipes sobre as principais iniciativas adotadas durante a pandemia, já alcançaram a marca de 6 mil acessos simultâneos, assim como as lives organizadas pela Universidade Renner que trazem convidados especiais para falarem sobre temas como bem-estar, liderança, inovação e resiliência, com o estímulo de que o colaborador possa também incentivar a participação de familiares.

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Semana Brasil: e-commerces faturaram R$ 5,3 bilhões, aponta Social Miner

Próxima Postagem

Taxas médias de juros para famílias caem, segundo o Banco Central

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Taxas médias de juros para famílias caem, segundo o Banco Central

Taxas médias de juros para famílias caem, segundo o Banco Central

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.