Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Consumo

Macarrão, vinho e piscinas infláveis: como a Amazon conquistou a Itália na pandemia

Redação de Redação
28 de setembro de 2020
no Consumo, E-commerce, Notícias, Varejo, Varejo digital
Tempo de leitura: 2 minutos
Produtos Amazon

A Amazon foi uma das maiores vencedoras da pandemia de Covid-19 nos mercados em que já estava estabelecida, como Estados Unidos, Alemanha e Grã-Bretanha. Foi a ela que muitos clientes se dirigiram para comprar de tudo – de papel higiênico a jogos de tabuleiro.

Mas uma reportagem publicada neste fim de semana no jornal The New York Times mostra que até os países que tradicionalmente resistiam à gigante do comércio eletrônico agora também estão caindo nas garras dela.

A mudança foi particularmente percebida na Itália, um dos primeiros países duramente atingidos pelo vírus. Tradicionalmente, os italianos preferem fazer compras nas lojas e pagar à vista. Mas, depois que o governo impôs o primeiro bloqueio nacional contra o coronavírus na Europa, os italianos começaram a comprar itens online em números recordes.

Mesmo depois de as lojas terem sido reabertas, a mudança do comportamento dos italianos em direção ao e-commerce não parou. As pessoas estão usando a Amazon para comprar produtos básicos , como vinho e presunto, assim como webcam e cartuchos de impressora. Os pedidos de piscinas infláveis ​​pelo site foram em número tão grande que alguns clientes reclamaram da demora na entrega.

Sucesso ‘discreto’ em dez anos

Desde que aportou no país, em 2010, a Amazon tinha tido um sucesso considerado apenas discreto. Menos de 40% dos italianos compraram online no ano passado, em comparação com 87% na Grã-Bretanha e 79% na Alemanha, de acordo com o Eurostat.

Entre os motivos, estavam a falta de banda larga generalizada e as estradas ruins para a entrega de pacotes, especialmente no Sul. A Itália também tem a população mais velha da Europa, o que sempre fez muita gente ter medo de fornecer dados financeiros online. O comércio eletrônico responde por apenas 8% dos gastos de varejo no país.

“Houve alguns problemas estruturais que tivemos de enfrentar”, admitiu Mariangela Marseglia, gerente nacional da Amazon para a Itália, ao The New York Times. “Infelizmente, nosso país foi e ainda é um daqueles em que o conhecimento e a cultura tecnológica são baixos.”

A empresa começou a ganhar muita força, no entanto, na pandemia. Segundo Mariangela, 75% dos italianos fizeram compras online em meio aos bloqueios impostos na tentativa de contenção do vírus. Estima-se que as vendas online totais cresçam 26% em 2020, para um recorde de 22,7 bilhões de euros, de acordo com pesquisadores da Universidade Politécnica de Milão.

A Netcomm, um consórcio varejista italiano, chamou isso de “salto evolutivo de dez anos”. Mais de dois milhões de italianos experimentaram o comércio eletrônico pela primeira vez entre janeiro e maio.

Sucesso atraiu as atenções e as críticas

Ainda assim, existem obstáculos. As pequenas e médias empresas são parte integrante da sociedade italiana. Elas representam cerca de 67% da economia, excluindo finanças, e cerca de 78% dos empregos.

O sucesso da Amazon também atraiu críticas. O foco dos sindicatos foram as práticas trabalhistas – o que resultou numa greve de vários dias em março por causa das políticas de segurança relacionadas ao vírus. Já os órgãos reguladores italianos estão investigando o aumento de preços durante a pandemia.

Imagem: Divulgação

Postagem anterior

Peccin lança Portal do Cliente para atacadistas, varejistas e distribuidores

Próxima Postagem

Como foi para você?

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Como foi para você?

Como foi para você?

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile