A Livraria da Vila está com grandes planos de expansão para este ano, que incluem a abertura de novas lojas físicas. Entre elas, está a inauguração de uma unidade de rua na Avenida Paulista, em São Paulo. Prevista para o fim do ano, a nova loja terá cerca de 800 m², contará com um café integrado e abrigará aproximadamente 200 mil livros de todos os gêneros, além das seções de papelaria, colecionáveis e brinquedos infantis.
A unidade da Avenida Paulista será a quarta loja de rua da rede, que já possui espaços na Vila Madalena, onde nasceu, nos Jardins e em Moema. Ao todo, a Livraria da Vila soma 23 lojas espalhadas pelo País.
“A loja da [Avenida] Paulista é um marco, uma aposta e faz parte das comemorações dos 40 anos da Livraria da Vila”, comenta Eliana Menegucci, CEO da rede.
Nos últimos anos, a empresa tem investido em presença em shoppings de outras regiões fora de São Paulo, mas em um ritmo considerado seguro. As aberturas mais recentes foram em shoppings de Brasília e Jundiaí. “Os shoppings nos procuram falando sobre a carência de livrarias. Temos sido procurados por vários empreendimentos”, afirma a CEO.
Experiência do cliente
A CEO explica que a rede aposta no atendimento humanizado, feito por vendedores leitores, além de promover sessões de autógrafos e contação de histórias para atrair consumidores. De 2023 para 2024, o mercado cresceu quase 8,5%, e a Livraria da Vila apresentou crescimento acima da média.
Eliana também aponta um dos principais desafios do setor: a capacidade dos grandes marketplaces de oferecer preços mais competitivos. “Precisamos de uma regulação, como a França faz. Existem outros países que aderiram.”
A chamada “Lei Lang”, ou Lei do Preço Fixo, regula os preços de livros na França, equilibrando a concorrência entre diferentes canais de venda, físicos ou digitais. “Aqui existe a Lei Cortez, que está tramitando em Brasília, que seria equivalente”, disse a CEO.
O PL nº 49, de 2015, teve sua última movimentação em novembro do ano passado, no Senado, e aguarda inclusão na ordem do dia para votação em turno único.
Com informações de DC News.
Imagem: Divulgação





