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Home Eventos

“Um novo jogo em que as marcas querem se aproximar do consumidor final para estreitar relacionamento”

Redação de Redação
28 de agosto de 2019
no Eventos, Latam Retail Show, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
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O consumidor está cada vez mais empoderado e exige vez mais das marcas e lojas antes de consumir. No outro ponto, as marcas buscam se aproximar desse consumidor. Os modelos DTC (direto ao consumidor) e DNVB (marcas verticais digitalmente nativas) ganham importância e disputam espaço nesse contexto. As estratégias e semelhanças desses modelos foram tema de plenária no LATAM Retail Show.

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“É um novo jogo em que as marcas querem se aproximar do consumidor final para estreitar relacionamento, ouvi-lo e trazer inovações. O consumidor está no centro e os modelos DTC e DNVB cumprem essas funções, geralmente competindo por espaço e oferecendo soluções integradas’, explicou Alexandre Machado, sócio-diretor da GS&Consult, mediador das palestras.

Julio Takano, fundador e CEO da Kawahara Takano, empresa que desenvolve arquitetura de negócios e conceitos de store design, esteve entre os debatedores. “A dica de ouro é pensar em lojas 4.0. Eles concretizam a estratégia comercial em tudo o que produzem. Assim, entendem, e entrega a memória afetiva do ponto de venda. Isso é fazer bem feito”, explicou.

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O diretor comercial da Sherwin-Williams Brasil, Marcos Correia, mostrou o case DTC da marca. A rede separou produtos para o varejo daqueles do canal controlado para minimizar conflitos. A Sherwin criou o concento de “revendas master” para implantar os pontos de venda, que buscam aumentar o contato com a marca por meio de iniciativas como display de cores e o Colorgin Moonlight, um spray que aplica uma fina camada refletiva na bicicleta e proporciona mais segurança aos ciclistas.

A Tramontina tinha uma loja física em Carlos Barbosa, desde 1978. Entretanto nunca havia levado o conceito à frente. Evandro Costa, gerente geral da Tramontina Store, explicou os motivos para a adoção das lojas físicas: elevar o conceito, mostrar o mix de produtos e proporcionar experiência. A Tramontina Store oferece produtos de utilidades domésticas e equipamentos para cozinha, com foco para classes A e B, entre 25 e 40 anos. Dentre os resultados, proporcionou melhor conhecimento ao consumidor e aproximou a Tramontina do seu público.

Já a Mobly nasceu digital e rapidamente conquistou espaço no setor de e-commerce de moveis. Yuri Salomoni, diretor de Novos Negócios da marca, destacou que o futuro é atender bem o cliente. A marca percebeu que, mesmo com avanço do online, as lojas físicas ainda serão maioria por algum tempo.

“Por ter nascido na internet, o que nós temos de diferencial são os dados. Utilizando-os sabemos o que se vende e procura nas regiões. De 20 mil produtos colocados no ponto de venda, só trocamos 320”, destacou. A experiência do cliente tem foco central e a busca por detalhes faz a rede investir em interatividade e inovações no ponto físico.

* Foto: Terassan Fotografia

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