O Grupo Carrefour entrou em negociações com o Grupo NewPrinces para a venda de todas as suas operações na Itália. A transação faz parte da revisão estratégica iniciada pelo Carrefour no início do ano e pode ser concluída até o fim de 2025.
O Carrefour Itália opera uma rede multiformato com 1.188 lojas, sendo 41 hipermercados, 315 supermercados, 820 lojas de conveniência e 12 unidades de atacado (cash & carry). Em 2024, a rede registrou vendas brutas de €4,2 bilhões no país, representando aproximadamente 4% do total de vendas do Grupo.
Entre 2020 e 2022, o Carrefour Itália passou por um período de recuperação. No entanto, em 2024, apresentou queda nas vendas, além de resultado operacional recorrente e fluxo de caixa livre negativos, em um ambiente econômico e competitivo particularmente desafiador.
A transação planejada cobre todas as atividades do Carrefour na Itália. O impacto líquido estimado no caixa do Grupo é de -€240 milhões, considerando a contribuição financeira do Carrefour para viabilizar a operação.
A companhia continuará operando sob a marca Carrefour por meio de um contrato de licenciamento durante um período de transição, conforme previsto no acordo de prestação de serviços. Como parte do acordo, o Grupo NewPrinces se comprometeu a investir no mínimo €200 milhões para reforçar a competitividade de longo prazo da operação.
Grupo NewPrinces
O NewPrinces é um grupo agroalimentar europeu com sede na Itália. Com forte presença em quatro mercados-chave e exportações para mais de 60 países, o grupo registrou vendas de €2,8 bilhões em 2024. A empresa é listada na Bolsa de Valores de Milão.
A conclusão da transação ainda está sujeita à consulta com os órgãos representativos dos funcionários, à obtenção das aprovações regulatórias necessárias e à assinatura da documentação legal definitiva.
*Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado pela equipe editorial da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock






