Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

Santander aponta alta do uso de cartão virtual para compras no e-commerce

Crescimento foi de sete pontos porcentuais em um ano e de 13 pontos em relação a janeiro de 2021

Redação de Redação
28 de julho de 2022
no Economia, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
Comércio eletrônico perde fôlego com juro alto e pandemia arrefecida

Em junho, cerca de 40% das compras com cartões no e-commerce foram realizadas com o uso de cartões virtuais, de acordo com levantamento do Santander Brasil em sua base de clientes. O banco, que chama esse produto de cartão online, afirma que o crescimento foi de sete pontos porcentuais em um ano, e de 13 pontos em relação a janeiro de 2021.

Os cartões virtuais são gerados para a utilização em plataformas online, geralmente com numeração e código de segurança distintos do cartão físico, o que reduz a chance de clonagem, por exemplo. No caso do Santander, cerca de 60% dos clientes habilitaram seus aplicativos para gerar o cartão online, segundo o banco.

“O aumento do uso do cartão só comprova que as pessoas perceberam esse diferencial. A modalidade tem um número diferente do físico e com um código de segurança (CVV) dinâmico, que muda de tempos em tempos e evita fraudes”, afirma Rogério Panca, diretor de cartões e pagamentos digitais do Santander.

A instituição afirma ainda que os clientes que mais acionam os cartões online têm menos de 40 anos, e residem nas regiões Sul e Sudeste.

Os bancos têm incentivado o uso do cartão virtual ou online por parte dos usuários. Além de reduzir as chances de roubo das informações, o cartão virtual contribui para fidelizar o cliente à instituição emissora, de acordo com análises de mercado.

Cartões e Pix

Recentemente, o diretor de Regulação do Banco Central, Otávio Damaso, afirmou que, apesar do sucesso do Pix, não vê deslocamento das operações com cartões para os pagamentos instantâneos. “As duas ferramentas continuam bastante utilizadas”, afirmou.

Na avaliação do diretor do BC, o que houve foi uma expansão de transações, com a facilidade propiciada pelo Pix, gerando uma maior inclusão no sistema financeiro. “Com a facilidade do Pix, houve mais um processo de inclusão do que de reacomodação.”

O diretor do BC ainda repetiu que o órgão vai usar as lições obtidas na implementação do Registro de Recebíveis de cartões para a próxima agenda desse tipo, a duplicata eletrônica.

Hoje, esses registros de comercialização de produto ou serviço são feitos em papel, o que traz mais riscos de fraude e, por isso, normalmente não são aceitos pelas instituições financeiras para liberar crédito. O Registro de Recebíveis teve problemas de conciliação de informações que, na prática, prejudicavam o objetivo de destravar concessões de crédito com base nessas garantias.

“Em várias iniciativas que o BC está tocando na parte de modernização de registro, duplicata eletrônica vai ser próximo grande salto”, disse. “Vai abarcar toda a economia brasileira, vai ser tudo digital, a conciliação vai ser mais fácil de ser feita”, completou.

Com informações de Estadão Conteúdo (Matheus Piovesana).
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Caged: Saldo líquido de emprego formal é positivo em 277.944 vagas em junho

Próxima Postagem

Na China, bilionário Jack Ma pretende ceder o controle do Ant Group

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Na China, bilionário Jack Ma pretende ceder o controle do Ant Group

Na China, bilionário Jack Ma pretende ceder o controle do Ant Group

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.