Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Franquias

ABF e Sebrae lançam estudo inédito mostrando o que pensam os empreendedores do franchising brasileiro

O levantamento reflete a visão de 3 mil redes e 191 mil operações

Redação de Redação
28 de junho de 2024
no Franquias, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 4 minutos
ABF e Sebrae lançam estudo inédito mostrando o que pensam os empreendedores do franchising brasileiro

Para entender o que pensam os empreendedores brasileiros, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) e o Sebrae se uniram mais uma vez e realizaram uma pesquisa qualitativa para identificar insights, boas práticas e demandas de franqueadores e franqueados atuantes e em potencial. O levantamento reflete, em grande parte, a visão de um universo que, de acordo com dados da ABF, envolve mais de 3 mil redes e de 191 mil operações.

A pesquisa será um dos temas debatidos na tarde desta sexta-feira, 28, na ABF Franchising Expo 2024, realizada no Expo Center Norte, na capital paulista. A maior feira de franquias do Brasil termina amanhã.

Entre as principais conclusões extraídas do grupo Potencial Franqueado, entre empreender sozinho ou ingressar numa rede, a maioria afirmou que um dos principais motivos para considerar o setor de franquias é o menor risco, pois já há um know-how estabelecido. Quanto aos franqueados, entre seus principais pontos de atenção, estão a gestão das finanças, das pessoas e do tempo.

No grupo de potenciais franqueadores, os respondentes consideram ingressar no franchising pelo custo da expansão ser menor e pela possibilidade de compartilhar a responsabilidade da gestão das operações. Já em relação aos franqueadores, o estudo indica que, para garantir o sucesso dos seus negócios, eles apostam na capacitação e no engajamento dos franqueados.

O levantamento foi realizado com seis grupos focais, totalizando mais de doze horas de discussão, no primeiro trimestre deste ano, conduzido pela empresa de pesquisa Meta.

“A ABF acompanha o setor desde sua fundação, em 1987, e este estudo foi importante para aprofundar alguns aspectos relacionados sobre o que pensam os empreendedores no País, nos trazendo conclusões qualitativas em profundidade”, destaca Tom Moreira Leite, presidente da ABF. “As discussões confirmaram algumas percepções nossas, mas trouxeram também surpresas, como a crescente troca de informações não apenas com a franqueadora, mas também entre franqueados e o impacto das tecnologias de comunicação no dia a dia das redes. Acredito que este estudo possa ajudar o setor a aprofundar seus relacionamentos e definir prioridades”, complementa Leite.

Para Décio Lima, presidente do Sebrae, as franquias funcionam como um modelo estruturado para quem deseja empreender. “A partir de parcerias importantes como esta, os pequenos negócios passam a ter acesso a conteúdos, orientações e informações mais focados em suas necessidades. Dessa forma, poderão saber como atuar melhor neste mercado e ainda ampliar os seus negócios, a partir de jornadas de conhecimento que disponibilizamos”, afirma.

Insights do estudo

O estudo revelou, ainda, que os potenciais franqueados estão mais criteriosos. Eles pesquisam mais, visitam e conversam com outros franqueados da rede, dão preferência às marcas que mais crescem e têm mais operações. Além disso, eles consideram na decisão do investimento os seguintes aspectos: retorno financeiro previsto, afinidade com o tipo de negócio, possibilidade de abrir o negócio em sua cidade, e se o modelo se encaixa no seu perfil.

Os potenciais franqueados ouvidos afirmaram, ainda, que consideram ingressar no setor de franquias por ser um modelo em crescimento no Brasil, por proporcionar mais segurança ao cliente devido à credibilidade da marca, oferecer suporte administrativo e operacional, ser mais barato do que abrir uma empresa sozinho e pelo fato de que a franqueadora já conhece o mercado e tem marca consolidada.

Entre os maiores desafios apontados por esse grupo de potenciais empreendedores para escolha de uma franquia estão: ser assertivo na avaliação do segmento, ter suporte por parte da franqueadora, manter a comunicação com a franqueadora, definir seu público-alvo, ter confiança na franqueadora e ajustar o capital disponível ao negócio almejado.

Quanto às boas práticas dos franqueadores com foco na expansão e capacitação dos franqueados, por meio do estudo foi possível identificar dez estratégias que os franqueadores disseram utilizar para tal:

  1. buscam a expansão via equipe interna;
  2. estimulam os franqueados para que se tornem multifranqueados;
  3. promovem a solidez dos canais de comunicação;
  4. gravam e buscam parcerias para treinamentos contínuos;
  5. capacitam a equipe interna da franqueadora;
  6. realizam acompanhamento in loco;
  7. promovem a troca de experiências entre os franqueados;
  8. produzem cada vez mais conteúdo;
  9. acompanham os avanços tecnológicos na comunicação; e
  10. instituem processos de controle de qualidade.

O estudo apresentou como conclusões gerais cinco principais pontos sobre o setor de franquias para franqueadores e franqueados, potenciais ou em atividade.

  • Trata-se de um modelo de negócio que tende a crescer no Brasil;
  • é um canal mais rápido para acelerar o crescimento da empresa e consolidar a marca;
  • proporciona crescimento mais organizado e maior controle de qualidade;
  • menor risco para empreender e mais segurança para o cliente; e
  • educação, integração e alinhamento de valores e expectativas são a chave do sucesso do negócio.

Imagem: Divulgação

Postagem anterior

Ex-CEO da Americanas, Miguel Gutierrez é preso em Madri

Próxima Postagem

Sua empresa está preparada para contratar pessoas de comunidades periféricas?

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Sua empresa está preparada para contratar pessoas de comunidades periféricas?

Sua empresa está preparada para contratar pessoas de comunidades periféricas?

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.